Tubérculos: O que são e porque consumir

17 de março, 2020

Os tubérculos fazem parte de um grupo de alimentos que possui raízes grossas e subterrâneas, ou seja, nascidas embaixo do solo. Os exemplos mais conhecidos de tubérculos consumidos e muito apreciados no dia a dia são a batata e a beterraba.

Na natureza, eles são basicamente o órgão de reserva de água e energia. Assim, são essenciais para a sobrevivência das plantas durante o inverno. 

Por que consumir tubérculos?

Sobretudo, esses são excelentes fontes de energia, bem como de vitaminas e minerais. Não só, são altamente versáteis, podendo ser consumidos das mais diversas formas. Ainda, podem ser incluídos em muitas receitas e até mesmo substituir outros alimentos.

Leia também: Os vegetais mais saudáveis para colocar na dieta

Tubérculos para adicionar na dieta

Mandioca

A mandioca é uma planta tuberosa muito presente na culinária brasileira. Excelente fonte de carboidratos complexos, também é rica em fibras, fósforo, vitamina C e cálcio.

Batata-inglesa

A batata, originária da Cordilheira dos Andes, é hoje produzida em mais de 100 países ao redor do globo. Sua casca é rica em fibras e é também uma excelente fonte de energia. Além disso, o vegetal é abundante em vitamina B6 e minerais como zinco, magnésio e potássio

Rabanete 

Parte da mesma família que o nabo, ele é uma raiz tuberosa. Ainda, é fonte de fibras, vitaminas (B6, B9, C e K), bem como minerais importantes, como potássio, cálcio e magnésio.

Nabo

Plantado no Brasil há cerca de 500 anos, o nabo é um tubérculo cheio de benefícios para a saúde. Similar ao rabanete, ele é abundante em potássio, antioxidantes naturais e vitamina C. Também, suas folhas podem ser aproveitadas, pois são altamente nutritivas.

Inhame

Outro tubérculo muito nutritivo é o inhame. Excelente para a melhora do funcionamento intestinal, ele é também um fortalecedor natural da imunidade, por ser composto de antioxidantes, e previne doenças cardíacas, pois é rico em vitamina B6, que protege os vasos sanguíneos.

Cenoura

Famosa fonte de vitamina C, a cenoura é um dos tubérculos mais consumidos no dia a dia. Ainda, contém antioxidantes que promovem o fortalecimento da imunidade. Também, é conhecida por beneficiar a saúde dos olhos. 

Beterraba

Popular parte de saladas, a beterraba é um tubérculo que pode ser usado para a produção de doces, sucos e outras diversas receitas. Contém vitaminas como A, B6 e C, proteínas e minerais como ferro, magnésio e potássio.

Leia também: Suco de beterraba é saudável?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo