Suco de beterraba é saudável?

Alimentação Bem-estar
20 de Dezembro, 2019
Suco de beterraba é saudável?

Vai verão, vem verão e sempre há um suco da moda – dessa vez, é a hora do suco de beterraba brilhar. Porém, será que ele é mesmo saudável?

A beterraba, acessível, versátil e nutritiva, pode ser adicionada em diversos pratos e e receitas. Não só, rende um delicioso suco.

Rico em nutrientes, vitaminas e minerais, o vegetal é excelente para a saúde. Além disso, contém antioxidantes como carotenoides, flavonoides e betalaína. Os carotenóides são ótimos para a visão, os flavonoides, para a pele, e betalaína, a responsável pela cor da beterraba, é antidiabética. 

Entretanto, diferentemente do vegetal in natura, o suco de beterraba não detém esses nutrientes – ao menos, não na mesma quantidade. Da mesma forma, o suco também perde as fibras presentes no vegetal, retendo majoritariamente o açúcar da beterraba. Portanto, é preferível comer a beterraba a bebê-la em forma de suco. 

Leia mais: Beterraba: Benefícios e como consumir

Benefícios e efeitos colaterais

A beterraba é abundante em compostos bioativos, bem como em nitrato inorgânico. A segunda substância, quando presente no organismo, é transformada em óxido nítrico, importante para a saúde do corpo. Ademais, seu efeito colateral mais notável é a melhora na performance física, ou seja, há o aumento da força muscular, melhora na função cardiovascular e redução da pressão arterial. 

Não só, a beterraba é conhecida por otimizar a função cognitiva, além de agir como antioxidante. Sua ação antioxidante reduz o estresse oxidativo, tal qual a inflamação do corpo. 

Leia também: Receita: 5 sucos nutritivos para o café da manhã

Cuidados no consumo

Apesar de ser, de modo geral, saudável, o suco de beterraba não é recomendável para todos. A explicação para isso é abundância de FODMAPs presentes na beterraba. 

Os FODMAPs são um conjunto de carboidratos que podem ser de difícil digestão para algumas pessoas (monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polióis). Esses alimentos, apesar de nutritivos, tem uma característica osmótica (absorvem água) e fermentativa, piorando sintomas de gases e estufamento.

Além disso, a beterraba pode ser problemática para quem sofre de problemas nos rins. A razão para isso é a sua alta densidade nutritiva. Em especial, a grande quantidade de oxalato pode prejudicar os rins.

Leia mais: Sucos que deixam o corpo mais saudável

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher fazendo o exercício elevação lateral na academia
Bem-estar Movimento

Elevação lateral: aprenda a fazer o exercício para nunca mais errar!

Confira o passo a passo da execução da elevação lateral, um dos exercícios mais famosos para os ombros

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Dormir mal pode estar te deixando doente? Estudo relaciona a qualidade do sono com doenças crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

benefícios do guaco
Alimentação Bem-estar

Como fazer chá de guaco? Conheça os benefícios e para que serve

A guaco é uma planta medicinal muito benéfica para a saúde, especialmente do sistema respiratório