Cenoura: Benefícios, como consumir e receitas saudáveis

24 de julho, 2019

Quando você era criança, provavelmente ouviu falar que a cenoura é boa para os olhos. Pois, isso é verdade. Mas, os benefícios desse vegetal não param por aí. Muito nutritiva, ela é fonte de sais minerais como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B, além de manganês, potássio e fibras. 

Além disso, o betacaroteno é um importante antioxidante presente nesse alimento, que dá sua cor laranja brilhante e é absorvido no intestino e convertido em vitamina A durante a digestão. Assim, aqui estão algumas outras vantagens de incluir a cenoura na sua rotina. 

Cenoura: Benefícios

cenoura

Faz bem para a visão

Apenas uma cenoura grande pode fornecer mais de 200% da meta diária de vitamina A. Contudo, a deficiência desse importante nutriente pode levar a uma condição chamada xeroftalmia, que prejudica a visão normal e resulta em cegueira noturna.

Da mesma forma, os antioxidantes luteína e zeaxantina encontrados no vegetal também aumentam a saúde dos olhos. Assim, os dois compostos naturais protegem a retina e a lente.

Além disso, uma pesquisa publicada no American Journal of Oftalmology descobriu que as mulheres que comiam mais de duas porções de cenouras por semana tinham um risco 64% menor de desenvolver glaucoma, comparadas às mulheres que comiam menos de uma porção.

Equilibra o açúcar no sangue

A fibra solúvel presente em sua composição ajuda a regular os níveis de açúcar e insulina no sangue. Dessa maneira, a cenoura crua ou levemente cozida também tem baixo índice glicêmico, o que as ajuda a fornecer um suprimento constante de energia ao organismo. 

Cenoura controla o peso

Além das fibras fornecidas, elas são repletas de água (uma cenoura é, na verdade, 88% de água.) Da mesma maneira, a raiz é pouco calórica – uma xícara picada contém apenas 52 calorias. 

Pode reduzir o risco de câncer

Antioxidantes encontrados na cenoura têm sido associados a um risco reduzido de vários tipos de câncer, incluindo pulmão, colo-retal, próstata e leucemia. Com isso, um estudo no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que as pessoas com uma alta ingestão de um tipo chamado antioxidantes carotenoides tinham um risco 21% menor de câncer de pulmão.

Cenoura regula a pressão arterial

Ela é rica em potássio, que desempenha um papel fundamental na regulação da pressão arterial. Além disso, este mineral equilibra os níveis de sódio e ajuda a remover o excesso de sódio e fluidos do corpo, o que tira a pressão do coração. 

Reduz o risco de doenças cardíacas

Uma pesquisa feita na Holanda analisou em que medida grupos de cores de frutas e vegetais contribuem para a proteção do coração. Assim, os estudiosos descobriram que cada aumento de 25 gramas por dia na ingestão de alimentos de coloração laranja estava inversamente associado a doenças cardíacas. Porém, a cenoura, em particular, foi associada a um risco 32% menor de doença cardíaca.

Fortalece a imunidade

A vitamina C é vital para o suporte imunológico. Da mesma forma, a vitamina A desempenha um papel importante na formação e proteção das membranas mucosas, que atuam como barreiras para manter os germes fora do corpo.

Receita de suco funcional de cenoura

Ingredientes

2 cenouras pequenas

1 beterraba média

2 maçãs grandes

1 pedaço pequeno de gengibre (opcional)

400 ml de água gelada

Modo de preparo

Descasque e corte em pedaços todos os ingredientes. Coloque tudo no liquidificador com 400 ml de água gelada e bata até ficar homogêneo. Em seguida, coloque uma peneira sobre uma tigela grande e despeje a bebida. Use uma colher para pressionar a polpa para baixo para sair o máximo de suco. Por fim, beba imediatamente. 

Leia também: 7 benefícios do cranberry

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.