Dicas de como fazer a melhor sopa de legumes

27 de novembro, 2019

Uma boa sopa de legumes é aquele tipo de comida afetiva que comemos desde pequenos e que sempre vai estar presente em nosso cardápio. O prato não exige muitas técnicas e pode ser feito de forma mais rápida se você seguir as nossas dicas.

Leia mais: Sopa de legumes para emagrecer: Receitas com até 100 calorias

Já que você vai preparar a sopa, que tal se livrar daqueles cubinhos industrializados para dar sabor à sopa? Você pode escolher ingredientes naturais para compor o seu caldo. Confira:

Comece com aromáticos

Em uma panela grande, aqueça 2 colheres de sopa de azeite extra virgem em fogo médio-alto.

Em seguida, adicione 1 xícara de cebola picada, 1 colher de sopa de alho picado, ¾ de xícara de cenoura em cubinhos e ½ de xícara de aipo em cubos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e cozinhe. Mexa durante 3 minutos ou até a cebola ficar translúcida.

Tempere

Acrescente 1 colher de chá de orégano ou tomilho fresco (2 a 3 ramos). Você também pode optar por 1 colher de sopa de tomate.

Depois, adicione 2 xícaras de legumes descascados e cortados em cubos. Dê preferência para os legumes ricos em amido, como batatas, nabos ou abóboras.

Acrescente um caldo

Despeje 8 xícaras de caldo de legumes, que você pode fazer com salsão, cebolinha, louro, entre outros ou água.

Hora dos legumes

Coloque de 1 a 2 xícaras de legumes cortados em pedaços pequenos. Prefira legumes de cozimento rápido, como feijão verde, brócolis, ervilha. Volte a ferver e depois reduza e cozinhe por mais 5 minutos.

Adicione textura

Coloque 1 xícara de macarrão, grão de bico enlatado, arroz cozido ou outros legumes. Além disso, acrescente algumas folhas verdes picadas, como espinafre, rúcula ou couve.

Sirva ou armazene

Finalize com um toque de azeite, parmesão e ervas frescas. Você pode servir imediatamente ou congelar a sua sopa de legumes.

Caso queira armazenar, aguarde a sopa esfriar, coloque em potes e leve ao freezer.

Sobre o autor

Lorena Rocha
Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí