Café da manhã proteico: 8 ideias práticas e nutritivas
Quer coisa melhor do que começar o dia com um café da manhã proteico e muito nutritivo? Não são só os amantes da academia que podem se beneficiar com essa escolha alimentar, viu: isso porque comer fontes desse nutriente no desjejum pode garantir saciedade e energia para enfrentar as atividades diárias.
O que é a proteína?
A proteína nada mais é do que um conjunto de moléculas (os aminoácidos) que se juntam para formar cadeias longas e compor nossos músculos e outras estruturas do organismo.
Aproximadamente metade dos aminoácidos que precisamos para sobreviver são produzidos naturalmente pelo organismo. O restante, por outro lado, precisa ser obtido por meio da alimentação.
É dessa forma que os alimentos proteicos são importantes para a manutenção da nossa saúde: ao ingerir um alimento fonte de proteína (seja animal ou vegetal), o corpo decompõe esse nutriente em vários aminoácidos. Desse modo, eles são absorvidos para exercerem algumas funções, como a construção de músculos.
Leia também: Ideias de café da manhã: O que comer para emagrecer e cardápio
Quais os benefícios de um café da manhã proteico?
Ao ingerir fontes de proteína logo pela manhã, você garante:
- Manutenção e possível ganho de massa muscular: exercícios de força provocam a quebra de proteína no tecido muscular. E, para os músculos ficarem mais fortes, as proteínas precisam ser reconstruídas. O aminoácido leucina, por exemplo, desempenha um papel particularmente importante nesse processo, desencadeando a síntese proteica;
- Mais saciedade: refeições ricas em proteína seguram a fome por mais tempo;
- Reforço na imunidade: uma vez que os anticorpos e as células de defesa do organismo são feitos a partir de aminoácidos;
- Pele saudável: o colágeno, substância que dá firmeza à pele e previne as rugas e marcas de expressão, é uma proteína;
- Equilíbrio dos hormônios;
- Cicatrização mais rápida: já que a reparação dos tecidos é potencializada;
- Saúde para as articulações: que são formadas, basicamente, por colágeno.
O que escolher como acompanhamento?
Para potencializar os efeitos saciantes da proteína, você pode combiná-la com ingredientes ricos em fibras, como os cereais integrais e as frutas.