Batata-doce engorda? Confira as informações nutricionais do alimento
Incluir este tubérculo na alimentação geralmente é uma estratégia de quem busca a hipertrofia (isto é, o aumento dos músculos). Isso porque ele é uma ótima fonte de energia e dá o gás necessário para quem precisa pegar pesado nos treinos. Mas e para emagrecer: será que a batata-doce é uma boa estratégia, ou engorda? Entenda:
Batata-doce engorda? Informações e benefícios
A batata-doce é um tubérculo (ou raiz) fonte de carboidratos de cadeia complexa. Ou seja, ela concentra um menor teor de glicose (açúcar) quando comparada aos carboidratos simples. Além de muitas fibras, que a fazem ser digerida lentamente pelo organismo e melhoram o trânsito intestinal. Desse modo, você tem a sensação de saciedade por mais tempo e não sofre com picos de glicemia (relacionados a um maior risco de diabetes tipo 2).
De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, o alimento também é rico em vitamina A (que reforça a visão), vitaminas do complexo B (ajudam no funcionamento do sistema nervoso e na beleza da pele), vitamina C (importante para a saúde imunológica) e potássio (que permite a contração muscular e regula a pressão sanguínea). Por fim, nele você também encontra boas doses de cálcio e vitamina D, que deixam nossos ossos mais fortes.
Para você ter uma ideia, uma única xícara de batata-doce fornece quase metade da vitamina C recomendada por dia, 400% mais vitamina A do que o necessário e mais do que o dobro de potássio do que uma banana média.
Cerca de 12% de seu amido é resistente, substância semelhante à fibra que o seu corpo não digere e absorve. Um estudo descobriu que a substituição de apenas 5,4% da ingestão total de carboidratos por amido resistente resultou em um aumento de 20 a 30% na queima de gordura após uma refeição. Da mesma forma, amido resistente estimula o corpo a bombear mais hormônios indutores da saciedade.
Leia também: Batata-doce: Benefícios muito além de ganhar músculos
Tabela nutricional de 100g de batata-doce (cozida)
- 77 calorias;
- 18,4g de carboidratos;
- 0,6g de proteínas;
- 0,1g de gorduras;
- 2,2g de fibras;
- 3mg de sódio.
Batata-doce engorda? Conclusão
“Apesar de possuir um baixo índice glicêmico, a batata-doce pode engordar (e até causar transtornos da tireoide, segundo estudos) caso seja consumida em excesso”, diz a nutricionista. Isso porque qualquer alimento promove o ganho de peso se você exagerar na dose.
Além disso, é sempre bom ressaltar que nenhum ingrediente tem a capacidade de aumentar os números da balança ou emagrecer. O que conta mesmo é o equilíbrio, ou seja, quão saudável a sua alimentação é no dia a dia. Afinal, o que promove a perda de peso é o chamado déficit calórico — consumir menos calorias do que você gasta.
Portanto, a conclusão é de que a batata-doce pode sim ser um ótimo item para incluir no cardápio de quem quer emagrecer por trazer inúmeros benefícios. Mas o melhor mesmo é pedir auxílio profissional na hora de montar o seu plano alimentar para não extrapolar nas porções.
Leia também: Batata x batata-doce: Qual é melhor para a saúde?
Como consumir o alimento?
“As formas de preparo da batata-doce são bem variadas. Você pode simplesmente cozinhar o alimento ou, então, usá-lo como base para fazer receitas de pães, bolos e massas”, explica Dayse.
Para ela, as melhores opções são a cozida e a assada (tanto pela praticidade quanto pela menor carga calórica). Já a batata-doce frita, por outro lado, deve ser evitada, uma vez que concentra mais calorias e gorduras nada saudáveis para o organismo.
Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).