Dieta coreana: O plano alimentar dos cantores de K-pop

Alimentação Bem-estar
04 de Outubro, 2019
Dieta coreana: O plano alimentar dos cantores de K-pop

Não é apenas nos cuidados com a beleza que as mulheres da Coreia do Sul servem de inspiração: a dieta coreana vem ganhando cada vez mais seguidores.

Também chamada de dieta K-pop, por incentivar que seus adeptos conquistem o mesmo corpo que os cantores das bandas de K-pop, estilo musical popular coreano, a dieta é baseada em alimentos integrais e inspirada na culinária tradicional do país. 

É promovida como uma maneira eficaz de perder peso, além de ajudar a limpar a pele e melhorar a saúde a longo prazo. O plano alimentar também ficou conhecido como dieta da IU, cantora coreana que afirmou ter perdido 5 quilos em 5 dias com a metodologia.

Como fazer a dieta coreana

O plano alimentar baseia-se principalmente em alimentos minimamente processados ​​e desencoraja a ingestão de ingredientes processados, ricos em gordura ou açúcar, laticínios e trigo.

A metodologia promete emagrecimento, modificando a dieta e hábitos de exercício, tudo sem abrir mão de seus alimentos favoritos. 

As refeições geralmente contêm uma variedade de vegetais, arroz e algumas carnes, peixes ou frutos do mar. Você também pode comer bastante kimchi, um prato de repolho fermentado que é um item básico da culinária coreana.

Para ter sucesso nessa dieta, é recomendável seguir algumas regras adicionais:

  • Comer menos calorias. Essa dieta não especifica o tamanho das porções ou um limite estrito diário calórico. Em vez disso, sugere apostar em sopas e muitos legumes coreanos para reduzir calorias sem sentir fome.
  • Exercitar-se regularmente. Os exercícios de dança no estilo K-pop são fornecidos no site oficial da dieta para esse fim.
  • Comer menos gordura. É recomendável limitar alimentos gordurosos e evitar molhos, óleos e temperos sempre que possível. Comer fora também deve ser limitado.
  • Minimizar os açúcares adicionados. Você deve substituir o refrigerante por água, e biscoitos, doces, sorvete e outros produtos de panificação por frutas frescas.
  • Evitar lanches. Os lanches são considerados desnecessários na dieta K-pop e devem ser evitados.
Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Benefícios da dieta coreana

Pode melhorar a saúde geral

A dieta coreana incentiva a ingestão de muitas frutas e verduras – dois grupos de alimentos conehcidos por promover a saúde e proteger contra condições crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Além disso, inclui muito kimchi, um prato popular coreano feito com repolho fermentado ou outros vegetais. Pesquisas indicam que o kimchi pode ajudar a baixar a pressão sanguínea, o açúcar no sangue e os níveis de colesterol total e LDL (ruim).

Alimentos fermentados também beneficiam a saúde intestinal, aumentando o número de bactérias intestinais benéficas, também conhecidas como probióticos.

Por sua vez, esses probióticos podem ajudar a prevenir ou tratar uma série de doenças, incluindo dermatite atópica, síndrome do intestino irritável (SII), diarréia e obesidade.

É rica em nutrientes e fácil de seguir

O plano alimentar enfatiza fortemente mudanças sustentáveis ​​e de longo prazo na maneira como você come e se exercita.

Geralmente, incentiva o consumo de alimentos nutritivos e minimamente processados ​​e limita a ingestão de refeições densas em calorias, mas pobres em nutrientes.

Ela não possui diretrizes rígidas sobre quanto comer, nem sugere pesar ou medir as porções de alimentos. Em vez disso, incentiva a descobrir os tamanhos das porções ideais.

A K-pop também oferece uma variedade de receitas coreanas para escolher, incluindo opções vegetarianas, veganas e sem glúten, tornando essa dieta acessível a muitos.

Todos esses fatores contribuem para o alto conteúdo de nutrientes e aumentam a probabilidade de conseguir se manter fiel a ela a longo prazo.

Desvantagens 

Esta dieta coloca uma forte ênfase na perda de peso para se parecer com os cantores das famosas bandas de estilo K-pop do país. 

O uso de padrões de aparência como motivação para o emagrecimento pode colocar certos grupos de pessoas, como adolescentes jovens, em risco aumentado de desenvolver distúrbios alimentares. 

A metodologia oferece pouca orientação em termos de como construir refeições equilibradas. Isso pode levar algumas pessoas a selecionar receitas que não atendem às suas necessidades diárias de nutrientes.

dieta coreana
Banda de K-pop BTS

A dieta coreana emagrece?

Sim, e os motivos são diversos. Primeiro, as refeições tradicionais coreanas são naturalmente ricas em vegetais, que contêm muita fibra. Dietas ricas em fibra podem ajudar a perder peso, reduzindo a fome e os desejos, enquanto promove saciedade.

Além disso, a K-pop limita lanches, alimentos gordurosos e aqueles que contêm adição de açúcar, trigo ou laticínios, reduzindo ainda mais a ingestão calórica total. 

Também incentiva o exercício regular, o que ajuda a aumentar o número de calorias eliminadas. 

Por fim, incentiva a reduzir o tamanho das porções, comendo gradualmente menos até encontrar a quantidade de comida que permite perder peso e ainda se sentir satisfeito.

Todos esses fatores podem ajudar a ingerir menos calorias do que queima, e esses déficits calóricos têm demonstrado consistentemente ajudar as pessoas a emagrecer

Sugestão de cardápio para a dieta coreana

Dia 1

  • Café da manhã: Omelete de legumes
  • Almoço: Popa kimchi com carne de porco ou tofu
  • Jantar: Arroz e legumes

Dia 2

  • Café da manhã: Panquecas coreanas recheadas com legumes, shiitake ou frutos do mar
  • Almoço: Bibmbap – um prato coreano de arroz feito com ovo, legumes e carne ou tofu
  • Jantar: Japchae – um macarrão coreano salteado

Dia 3

  • Café da manhã: Mandoo – bolinhos coreanos de carne ou vegetais feitos com arroz e farinha de tapioca
  • Almoço: Salada de repolho coreana picante
  • Jantar: Kimbap – também conhecido como sushi coreano – recheado com legumes, abacate, camarão ou tofu

Sugestões de receitas estão disponíveis no site oficial da dieta coreana.


Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dieta do óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Dieta do óleo de coco: o que é, riscos e cardápio

Na prática, os benefícios da dieta do óleo de coco estão em sua ação no organismo. Saiba mais

mulher correndo na esteira da academia. Ela usa um véu na cabeça
Bem-estar Movimento

Qual cardio queima mais calorias? Especialista responde

Corrida, bike, natação… Você já se perguntou qual tipo de cardio queima mais calorias? Profissional de educação física responde