Sinais de que o seu metabolismo está “lento” demais
Você sabia que o corpo manifesta alguns sintomas quando o metabolismo está lento demais? Claro que essa pode não ser a única explicação, e procurar um especialista para confirmar a suspeita é sempre a melhor saída. Contudo, confira alguns sinais de que o seu corpo está um tanto quanto preguiçoso no que diz respeito à queima calórica:
O que é metabolismo?
A resposta é simples: o conjunto de todas as transformações químicas que ocorrem no nosso organismo. Assim, essas reações são de responsabilidade de diversas enzimas, e podem ter como objetivo produzir energia, fazer outras moléculas (como a proteína)… E por aí vai.
Mas acontece que grande parte desses processos precisa da queima calórica para acontecer — em algumas pessoas mais, outras menos. Por isso, muita gente culpa o metabolismo “lento” de dificultar o emagrecimento.
Além disso, quando se é jovem, o metabolismo funciona a todo vapor. Mas, com o passar dos anos, ele começa a desacelerar gradativamente, o que faz com que o corpo acumule mais gordura. A boa notícia? É que alguns hábitos ajudam a amenizar esse processo, e deixam o metabolismo mais “acelerado” — ou seja, capaz de queimar mais calorias, mesmo em repouso.
Leia também: 6 hábitos que fazem o metabolismo queimar (mais) gordura
Sintomas de metabolismo lento
1 – Você está ganhando peso com mais facilidade
Por estar queimando menos calorias, seu corpo começa a transformar o excedente do que você come em gordura.
2 – Sintomas de metabolismo lento: Por outro lado, tem mais dificuldade para emagrecer
Além disso, perder peso é mais trabalhoso, uma vez que o organismo também não dá conta de queimar as calorias ingeridas e a gordura armazenada.
3 – Você sente que anda acumulando gordura em áreas inusitadas
Notou uma gordurinha a mais em alguma região nova? Pode ser um dos sintomas de metabolismo lento.
4 – E também reparou em novas celulites
São inflamações causadas pelo acúmulo de gordura, água e toxina nas células.
5 – Sintomas de metabolismo lento: A vontade de comer doce não te deixa em paz
O metabolismo “lento” também gera um desequilíbrio nas taxas de açúcar no sangue. O que, consequentemente, aumenta o apetite — por isso, a vontade de algo doce aparece, principalmente no fim da tarde.
6 – Seu cabelo anda caindo demais
A saúde do cabelo diz muito sobre o funcionamento da tireoide, glândula que libera os hormônios reguladores do metabolismo. Portanto, a queda dos fios pode indicar alguma alteração na região.
Leia também: Hábitos que deixam o metabolismo lento
7 – Os seus calcanhares estão rachados
O mesmo vale para a pele: problemas no metabolismo podem afetar a pele, causando ressecamento.
8 – Sintomas de metabolismo lento: Você está com níveis de massa magra e de gordura desequilibrados
Músculos queimam calorias, mas gordura não. Por isso, quando você apresenta mais massa gorda do que magra no corpo, significa que seu metabolismo ficará mais “devagar”.
9 -Você sente fadiga constante
Cansaço excessivo é mais um sinal do problema. Afinal, você está levando muito mais tempo para metabolizar os alimentos.
10 – Sua barriga anda inchada
O fato pode indicar que o estômago não está sendo esvaziado adequadamente, além de estar demorando muito para digerir a comida.
11 – Seus níveis de glicemia estão no limite
Se seu corpo é resistente à insulina, as células não podem absorver a glicose, o que resulta em altos níveis de açúcar no sangue. Isso também pode enganar o organismo e fazê-lo pensar que está totalmente abastecido com energia, deixando, assim, o metabolismo mais lento.
12 – Sintomas de metabolismo lento: Os hormônios estão desregulados
Fez exames de sangue recentemente e percebeu que o estrogênio (para o caso das mulheres) ou a testosterona (no caso dos homens) estão baixos? Os dois são sintomas de metabolismo lento.
Leia também: Dieta do metabolismo rápido: O que é e como fazer