Receitas de Natal que não precisam de forno e dicas para economizar na ceia

Alimentação Bem-estar
09 de Dezembro, 2021
Receitas de Natal que não precisam de forno e dicas para economizar na ceia

Economicamente falando, 2021 não foi um ano muito fácil para algumas pessoas. Por isso, muitos andam pesquisando como poupar dinheiro durante as comemorações. Pensar em uma ceia de Natal mais econômica pode ser uma boa pedida: é possível, por exemplo, fazer receitas deliciosas sem utilizar o forno e aproveitar algumas sobras de outras refeições. Confira:

Como economizar na ceia de Natal

Compre produtos próximos ao vencimento

Cheios de qualidade e sabor, esses alimentos são vendidos até pela metade do preço. Isso mesmo! A proximidade da data de validade faz com que muitos varejistas reduzam os valores, o que é um ótimo negócio para ele e para os consumidores. Contudo, só tome cuidado para não deixar passar o prazo.

Faça substituições inteligentes

É possível fazer uma ceia caprichada pensando de forma consciente naquilo que estará à mesa. Se o peru está caro, por exemplo, opte pelo frango e capriche nos temperos, no recheio e nos acompanhamentos.

O preço da picanha está nas alturas? Troque-a por carne de segunda. A costela é uma ótima pedida. Além disso, coxão-duro e cupim são outras alternativas que ficam saborosas e ajudam a economizar. Por fim, castanhas nobres podem ser substituídas pelas mais simples, caso do amendoim.

Leia também: Afinal, quanto tempo cada alimento dura no congelador?

Xepa já

Não tenha medo dos alimentos de “fim de feira”. Isso porque eles são tão bons quanto os demais, a diferença é, quase sempre, a aparência: um alimento amassado é tão nutritivo quanto um bonitão. Vale, então, apostar em batata-doce, mandioca, batata e até tomate.

Ceia consciente

A gente sabe que há exageros no cardápio e muita sobra. Aves, sobremesas e frutas usadas para decorar a mesa estão no topo da lista dos mais desperdiçados. Por isso, verifique se há mesmo a necessidade comprar aquela ave de cinco quilos.

Outra dica esperta é terminar de servir a ceia e congelar as sobras. Assim, dá para preservar o sabor e usar em novas receitas. As frutas também podem ser congeladas e, no momento oportuno, transformadas em sucos, que vão bem no calor.

Churrasco vira outra receita

Vai fazer churrasco ou carne assada para a família e os amigos? Pois use o que sobrou e capriche no arroz carreteiro, um prato brasileiro da região Sul apreciado por muita gente. Ademais, baião de dois combina com as sobras de carnes.

Frango, chester e peito de peru viram coxinhas muito apetitosas para aquele lanche da tarde. Já as aves, por outro lado, podem rechear escondidinhos e panquecas.

Dê oportunidade aos alimentos

Aquele tomate maduro não precisa ir para o lixo. Você pode, por exemplo, transformá-lo em tomate seco, que enriquece o visual do chester. Pegue tomates bem maduros, corte-os ao meio, regue com azeite e sal, leve ao forno e deixe reduzir. Em seguida, coloque os tomates em um pote com bastante azeite, alecrim, alho, pimenta, manjericão e outras especiarias e deixe curtir. Faça agora para consumir no dia da celebração.

Por fim, outra receita imperdível é a torta de banoffee, feita com bananas maduras e massa de biscoito. Vale incrementá-la com chantilly, banana caramelizada e doce de leite.

Leia também: Opções de petiscos saudáveis para um happy hour equilibrado

Aposte em receitas sem forno

Por que não evitar usar o gás de cozinha com assados que demoram horas? Invista, desse modo, em preparos crus e que não precisam do forno.

Confira algumas opções:

Ceviche de peixe branco

receitas sem forno para o Natal

Receitas de Natal sem forno: Tartar de salmão

receitas sem forno para o Natal

Receitas de Natal sem forno: Homus

receitas sem forno para o Natal

Arroz com legumes de micro-ondas

receitas sem forno para o Natal

Receitas de Natal sem forno: Salada de folhas verdes com nozes

Receitas de Natal sem forno: Cassata com ricota e frutas

Fonte: Especialistas da foodtech Restin, uma plataforma on-line de impacto social que conecta empresas, supermercados, restaurantes, comércios e outros empreendedores.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!