Amendoim engorda? Confira as informações nutricionais do alimento

Alimentação Bem-estar
27 de Outubro, 2021
Amendoim engorda? Confira as informações nutricionais do alimento

Conhecido por ser um delicioso petisco, o alimento é a escolha número um de muita gente para acompanhar a cerveja — ou qualquer outro drink. Por isso, o amendoim leva a (injusta) fama de que engorda. Mas a verdade é que ele pode ser nutritivo e encaixar perfeitamente em um cardápio para a perda de peso, sabia?

Informações nutricionais do amendoim

“Ele é um alimento rico em diversos nutrientes. Como gordura, proteína, vitaminas E e do complexo B e ômega-3. Por isso, pode trazer benefícios para o humor, para o fortalecimento muscular e para a proteção do feto durante o período gestacional”, diz a nutricionista Dayse Paravidino.

Isso sem falar nas vantagens para o sistema nervoso central, para a prevenção da anemia e para estimular a libido, ainda de acordo com a especialista.

Uma porção de 50 gramas de amendoim in natura (sem sal ou outros temperos), o equivalente a três colheres de sopa, contém:

  • 303 calorias;
  • 9,35g de carboidratos;
  • 11,25g de proteínas;
  • 27g de gorduras totais (dessas, 4,85g são saturadas);
  • 3,9g de fibras;
  • 188mg de sódio.

Leia também: Pasta de amendoim ajuda a emagrecer?

Amendoim engorda?

Bom, já deu para perceber que o alimento é bem calórico. Mas isso não quer dizer que ele não possa ser consumido por quem deseja emagrecer — afinal, ele traz benefícios para a saúde e contribui para a sensação de saciedade, uma vez que carrega muitas fibras.

A questão é que você deve acrescentá-lo no plano alimentar com moderação. Uma boa opção é a pasta de amendoim caseira, que pode ser combinada com frutas e iogurte em um delicioso lanche pré-treino, por exemplo.

“Há também as opções de farinha, torrado ou cru, doces, salgados e até bebidas. Contudo, apesar de muito saboroso, deve-se evitar excessos, usando-o em pequenas porções, levando sempre em consideração sua carga calórica”, recomenda a especialista.

Além disso, vale destacar que nenhum alimento, sozinho, tem a capacidade de promover o aumento ou a perda de peso. O que conta mais é o todo: ou seja, quão equilibrada é a sua alimentação no dia a dia.

Leia também: Amendoim: Benefícios que você precisa conhecer

Cuidado com as alergias

O amendoim está na lista de alimentos que mais causam alergias. Tal reação é provocada por proteínas alergênicas resistentes à digestão enzimática e apresentam alto grau de ligação a células de defesa do organismo, provocando o processo alérgico.

Assim, as reações causadas pelo amendoim incluem: asfixia, urticária, angioderma, rinite, eczemas, úlceras bucais, náuseas, prurido, diarreias, colapso cerebral, ataque cardíaco e até a morte. Portanto, é preciso tomar cuidado e ter certeza de que você não possui alergia ao ingrediente antes de colocá-lo em receitas.

Leia também: Farinha de amendoim: Para que serve, propriedades e os benefícios

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!