Quer emagrecer? Coloque esses hábitos na rotina

Alimentação Bem-estar
01 de Outubro, 2021
Quer emagrecer? Coloque esses hábitos na rotina

Se você quer emagrecer já deve ter percebido que não existe milagre. Pois, para que exista perda de peso de fato é preciso ter o famoso déficit calórico. Que, nada mais é quando o organismo gasta mais energia do que consome. E a melhor maneira de conquistar esse déficit é combinando uma dieta equilibrada com a prática regular de exercícios físicos. 

Mas, é claro que emagrecer é um pouco mais complexo do que apenas contar calorias e treinar. Pensando nisso, reunimos hábitos saudáveis que precisam estar na rotina de quem quer emagrecer. Confira: 

Leia também: O que é déficit calórico e como ele proporciona o emagrecimento

Quer emagrecer? Coloque esses hábitos na rotina

Beba (mais) água

Não é novidade que a água é necessária para todos os processos do corpo, incluindo circulação saudável, digestão e eliminação de resíduos. Estudos mostram que a água realmente ajuda a acelerar o metabolismo e, embora o efeito possa ser leve, pode causar um impacto maior ao longo do tempo. Da mesma forma, água antes das refeições reduz naturalmente o tamanho porções, o que pode ajudar a evitar excessos. 

Portanto, defina o alarme do seu telefone celular como um lembrete, se necessário. Mas, se você não é fã de água pura, enfeite com limão, hortelã fresca, pepino fatiado, gengibre fresco ou pedaços de frutas da estação.

Quer emagrecer? Durma bem

O sono faz parte de uma rotina saudável e, acredite, pode mudar sua vida se estiver em dia. A primeira razão é óbvia: o corpo precisa de descanso para recompor as energias, independentemente de seu estilo de vida. Entre outros benefícios, uma noite bem dormida ajuda a regular os hormônios. Apenas algumas noites sem dormir bem já pode aumentar o nível de grelina – o hormônio responsável por desencadear o apetite. De fato, o estudo Wisconsin Sleep Cohort, feito nos Estados Unidos, mostrou que os participantes que dormiram por cinco horas apresentaram grelina 14,9% maior do que aqueles que dormiram oito horas. A falta de sono não apenas explica as diferenças nesses níveis hormonais. Mas, também esclarece o aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) e da obesidade em indivíduos que não dormem adequadamente.

Crie um diário alimentar

Faça anotações de tudo o que come, quais foram os horários das refeições e, principalmente, seu estado emocional no momento. Assim, ficará mais fácil visualizar o que foi consumido errado ou em excesso e quais as causas desses deslizes. 

Quer emagrecer? Concentre-se no que está comendo

A vontade de almoçar vendo televisão é grande. Mas, no momento da refeição é importante focar para controlar o que consome. Portanto, escolha locais tranquilos e agradáveis para fazer suas refeições e se desconecte de aparelhos eletrônicos e redes sociais. Explore o sabor e a textura de cada alimento e mastigue com calma. 

Leia também: Como impulsionar o metabolismo em cinco passos

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

TDAH ansiedade e depressão
Bem-estar Equilíbrio

TDAH, ansiedade e depressão: psquiatra explica diferenças

Apesar de serem parecidos, os transtornos mentais reservam suas peculiaridades e tratamentos específicos

TDAH
Bem-estar Equilíbrio

TDAH: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma condição crônica de causas genéticas

Higiene do sono para crianças
Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono

Higiene do sono para crianças: 7 dicas para criar rotinas eficazes 

Veja como adaptar o conjunto de hábitos e orientações para crianças