Quer emagrecer? Coloque esses hábitos na rotina

1 de outubro, 2021

Se você quer emagrecer já deve ter percebido que não existe milagre. Pois, para que exista perda de peso de fato é preciso ter o famoso déficit calórico. Que, nada mais é quando o organismo gasta mais energia do que consome. E a melhor maneira de conquistar esse déficit é combinando uma dieta equilibrada com a prática regular de exercícios físicos. 

Mas, é claro que emagrecer é um pouco mais complexo do que apenas contar calorias e treinar. Pensando nisso, reunimos hábitos saudáveis que precisam estar na rotina de quem quer emagrecer. Confira: 

Leia também: O que é déficit calórico e como ele proporciona o emagrecimento

Quer emagrecer? Coloque esses hábitos na rotina

Beba (mais) água

Não é novidade que a água é necessária para todos os processos do corpo, incluindo circulação saudável, digestão e eliminação de resíduos. Estudos mostram que a água realmente ajuda a acelerar o metabolismo e, embora o efeito possa ser leve, pode causar um impacto maior ao longo do tempo. Da mesma forma, água antes das refeições reduz naturalmente o tamanho porções, o que pode ajudar a evitar excessos. 

Portanto, defina o alarme do seu telefone celular como um lembrete, se necessário. Mas, se você não é fã de água pura, enfeite com limão, hortelã fresca, pepino fatiado, gengibre fresco ou pedaços de frutas da estação.

Quer emagrecer? Durma bem

O sono faz parte de uma rotina saudável e, acredite, pode mudar sua vida se estiver em dia. A primeira razão é óbvia: o corpo precisa de descanso para recompor as energias, independentemente de seu estilo de vida. Entre outros benefícios, uma noite bem dormida ajuda a regular os hormônios. Apenas algumas noites sem dormir bem já pode aumentar o nível de grelina – o hormônio responsável por desencadear o apetite. De fato, o estudo Wisconsin Sleep Cohort, feito nos Estados Unidos, mostrou que os participantes que dormiram por cinco horas apresentaram grelina 14,9% maior do que aqueles que dormiram oito horas. A falta de sono não apenas explica as diferenças nesses níveis hormonais. Mas, também esclarece o aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) e da obesidade em indivíduos que não dormem adequadamente.

Crie um diário alimentar

Faça anotações de tudo o que come, quais foram os horários das refeições e, principalmente, seu estado emocional no momento. Assim, ficará mais fácil visualizar o que foi consumido errado ou em excesso e quais as causas desses deslizes. 

Quer emagrecer? Concentre-se no que está comendo

A vontade de almoçar vendo televisão é grande. Mas, no momento da refeição é importante focar para controlar o que consome. Portanto, escolha locais tranquilos e agradáveis para fazer suas refeições e se desconecte de aparelhos eletrônicos e redes sociais. Explore o sabor e a textura de cada alimento e mastigue com calma. 

Leia também: Como impulsionar o metabolismo em cinco passos

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.