Farinha de amendoim: Conheça as propriedades e os benefícios

Alimentação Bem-estar
02 de Outubro, 2020
Farinha de amendoim: Conheça as propriedades e os benefícios

A farinha de amendoim é feita da trituração do amendoim. Essa farinha ainda é pouco consumida no Brasil, mas suas propriedades nutricionais já vêm chamando a atenção. Ela é rica em gorduras boas, fibras, proteína vegetal (excelente para vegetarianos e veganos) e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais.

Benefícios da farinha de amendoim

Músculos e coração saudáveis

A proteína é um dos três macronutrientes mais importantes para a saúde, junto ao carboidrato e à gordura. Nesse sentido, o amendoim é rico em proteína vegetal e, por isso, a ingestão da farinha pode beneficiar a saúde dos músculos e do coração. Ainda, a proteína ajuda no ganho de massa magra.

Controle do colesterol

Não só, o coração se beneficia da farinha de amendoim por outro motivo: sua abundância em ácidos graxos, as famosas gorduras boas. O amendoim é rico em gorduras monoinsaturadas, que auxiliam no controle do colesterol ruim (LDL).

Leia mais: Como medir o colesterol bom para prever risco de doenças

Ação antioxidante

Além das gorduras boas e da proteína, a farinha de amendoim é rica em antioxidantes. Por isso, pode prevenir inflamações, promove o fortalecimento da imunidade e combate a presença de radicais livres no organismo. Em resumo, os radicais livres são os principais causadores do que é conhecido como “estresse oxidativo” – o grande responsável pelo envelhecimento precoce da pele e por diversas doenças crônicas, inclusive câncer.

Ajuda na recuperação muscular e na absorção de nutrientes

O amendoim é fonte de arginina, um aminoácido tão benéfico que hoje é suplementado por muitas pessoas. Basicamente, a arginina contribui com a formação e absorção de proteínas no corpo, o que auxilia na recuperação muscular posterior à atividade física e na execução dos exercícios.

Além disso, esse aminoácido promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhora o fluxo de sangue e, dessa forma, facilita a chegada de nutrientes nas fibras musculares, bem como a sua absorção.

Como consumir a farinha de amendoim

  • Em caldos e sopas
  • Massa de bolos, tortas e quiches
  • Doces
  • Com iogurte

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!