6 sinais (além da perda de peso) de que você emagreceu

1 de setembro, 2021

Quem está em um processo de mudanças de hábitos para perder peso, geralmente fica na expectativa de medir os resultados. Mas se você subiu na balança recentemente e desanimou com o que viu nos ponteiros, saiba que os quilos a menos não são os únicos sinais de emagrecimento, viu? Por isso, confira outros indícios que demonstram que você está no caminho certo:

Sinais de emagrecimento (além da perda de peso!)

1 – Você está percebendo as suas roupas mais largas

Foi experimentar uma calça que não servia mais, e ela entrou? Ou, então, suas camisetas parecem ter aumentado de tamanho? Bom sinal!

Isso acontece porque a gordura ocupa mais volume no corpo do que o músculo. Por isso, se sentiu diferenças nas roupas, seu corpo provavelmente queimou tecido adiposo — e ganhou massa magra.

Leia também: Perda de peso: como a balança ajuda a checar as mudanças

2 – Você tem mais disposição no dia a dia

Está com mais energia para realizar as tarefas do dia a dia — trabalhar, praticar atividade física, brincar com os filhos e até namorar, por exemplo? Pode ter certeza que você andou perdendo gordura corporal. “Isso porque o processo traz mais disposição, autoestima e autoconfiança”, explica a nutricionista Maristela Fidelis.

3 – Sinais de emagrecimento: Os resultados dos exames de sangue estão ótimos

“Sempre digo que diminuir peso em gordura corporal, se a pessoa necessita, vai impactar os marcadores bioquímicos para melhor”, diz a profissional. Ou seja, você obterá melhores taxas de glicemia (níveis de açúcar no sangue), insulina, colesterol, vitaminas e minerais. Dá para perceber essa evolução na pele (literalmente!), no sono, no cabelo, no humor…

4 – Seu prato está mais colorido e com porções menores

“Quando ajustamos a dieta do paciente de acordo com suas necessidades, respeitando suas preferências; além disso, quando o processo de conscientização e reeducação alimentar é feito aos poucos (sem radicalismos), a própria pessoa percebe que está comendo menos do que costumava”, relata a especialista.

Por outro lado, quando a dieta é muito restritiva e de baixo valor nutricional, o efeito pode ser o contrário, sabia? Você pode ficar com mais vontade de doces, guloseimas e alimentos refinados — e até ganhar peso.

Portanto, o segredo, segundo a nutricionista, é apostar na comida de verdade: frutas, verduras, legumes, grãos e gorduras boas são ricos em fibras que trazem saciedade, ajudam a regular os hormônios relacionados ao apetite e melhoram o funcionamento do intestino.

Leia também: Exercício aeróbico ou musculação: O que queima mais calorias?

5 – Fotos antigas são bons sinais de emagrecimento

Registrar o antes e o depois do processo de perda de peso funciona muito bem para algumas pessoas. Além disso, pode ser um bom fator motivador para você não desistir!

6 – Seu corpo está mais durinho

Sim, o organismo mostra que houve ganho de massa muscular (e perda de gordura). Um bom exemplo é sentir regiões, como o braço e as coxas, menos flácidas.

Fonte: nutricionista Maristela Fidelis.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.