6 sinais (além da perda de peso) de que você emagreceu

Alimentação Bem-estar
01 de Setembro, 2021
6 sinais (além da perda de peso) de que você emagreceu

Quem está em um processo de mudanças de hábitos para perder peso, geralmente fica na expectativa de medir os resultados. Mas se você subiu na balança recentemente e desanimou com o que viu nos ponteiros, saiba que os quilos a menos não são os únicos sinais de emagrecimento, viu? Por isso, confira outros indícios que demonstram que você está no caminho certo:

Sinais de emagrecimento (além da perda de peso!)

1 – Você está percebendo as suas roupas mais largas

Foi experimentar uma calça que não servia mais, e ela entrou? Ou, então, suas camisetas parecem ter aumentado de tamanho? Bom sinal!

Isso acontece porque a gordura ocupa mais volume no corpo do que o músculo. Por isso, se sentiu diferenças nas roupas, seu corpo provavelmente queimou tecido adiposo — e ganhou massa magra.

Leia também: Perda de peso: como a balança ajuda a checar as mudanças

2 – Você tem mais disposição no dia a dia

Está com mais energia para realizar as tarefas do dia a dia — trabalhar, praticar atividade física, brincar com os filhos e até namorar, por exemplo? Pode ter certeza que você andou perdendo gordura corporal. “Isso porque o processo traz mais disposição, autoestima e autoconfiança”, explica a nutricionista Maristela Fidelis.

3 – Sinais de emagrecimento: Os resultados dos exames de sangue estão ótimos

“Sempre digo que diminuir peso em gordura corporal, se a pessoa necessita, vai impactar os marcadores bioquímicos para melhor”, diz a profissional. Ou seja, você obterá melhores taxas de glicemia (níveis de açúcar no sangue), insulina, colesterol, vitaminas e minerais. Dá para perceber essa evolução na pele (literalmente!), no sono, no cabelo, no humor…

4 – Seu prato está mais colorido e com porções menores

“Quando ajustamos a dieta do paciente de acordo com suas necessidades, respeitando suas preferências; além disso, quando o processo de conscientização e reeducação alimentar é feito aos poucos (sem radicalismos), a própria pessoa percebe que está comendo menos do que costumava”, relata a especialista.

Por outro lado, quando a dieta é muito restritiva e de baixo valor nutricional, o efeito pode ser o contrário, sabia? Você pode ficar com mais vontade de doces, guloseimas e alimentos refinados — e até ganhar peso.

Portanto, o segredo, segundo a nutricionista, é apostar na comida de verdade: frutas, verduras, legumes, grãos e gorduras boas são ricos em fibras que trazem saciedade, ajudam a regular os hormônios relacionados ao apetite e melhoram o funcionamento do intestino.

Leia também: Exercício aeróbico ou musculação: O que queima mais calorias?

5 – Fotos antigas são bons sinais de emagrecimento

Registrar o antes e o depois do processo de perda de peso funciona muito bem para algumas pessoas. Além disso, pode ser um bom fator motivador para você não desistir!

6 – Seu corpo está mais durinho

Sim, o organismo mostra que houve ganho de massa muscular (e perda de gordura). Um bom exemplo é sentir regiões, como o braço e as coxas, menos flácidas.

Fonte: nutricionista Maristela Fidelis.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros