Alimentos que roubam energia do nosso corpo

Alimentação Bem-estar
05 de Março, 2020
Alimentos que roubam energia do nosso corpo

Sabe aquela sensação de moleza logo depois do almoço ou de cansaço extremo ainda no meio do dia? O problema pode estar na sua alimentação. Isso porque alguns alimentos quando consumidos em excesso roubam a energia do nosso corpo, o que resulta em fraqueza e preguiça que atrapalham as atividades da rotina, seja em casa, no trabalho ou na academia

Esses “sabotadores” da disposição atuam de diferentes maneiras no organismo. Em alguns casos, oferecem tanto açúcar que, em um primeiro momento, essa elevada taxa de glicose resulta em mais disposição, mas, logo em seguida, a insulina liberada faz justamente o caminho contrário – e o cansaço chega com tudo.

Já outros são tão gordurosos que dão trabalho para o sistema digestivo, que gasta mais tempo para processá-los e absorvê-los. Como resultado, o corpo logo sente essa queda de energia. Conheça alguns desses vilões: 

Carboidratos refinados

Pães, massas e bolos preparados com farinha branca proporcionam um pico de energia ao corpo causado pela  transformação do carboidrato em glicose. Porém, essa energia é absorvida rapidamente pelo organismo, e isso faz com que você se sinta cansado. Prefira carboidratos integrais, pois eles proporcionam energia por muito mais tempo graças à absorção mais demorada.

Frituras

Frituras são fontes de gorduras ruins (trans, saturadas e interesterificadas), que são mais difíceis de serem digeridas. Os órgãos internos puxam o sangue para fora de suas extremidades para facilitar a absorção desses alimentos, o que pode levar até oito horas. Com a energia voltada para a digestão, você vai se sentir com menos ânimo. 

Doces

Apesar de ser fonte de energia, o açúcar pode provocar cansaço se consumido em excesso. Alimentos doces podem causar picos de insulina que, além de aumentar o apetite, ainda roubam a disposição.

Bebidas alcoólicas

Além de conter um alto índice glicêmico, álcool em excesso sobrecarrega o fígado e o impede de eliminar as toxinas do nosso corpo que, a longo prazo, impede os mecanismos energéticos. Além disso, a absorção de vitaminas do complexo B, presentes no processo de geração de energia para o corpo, é prejudicada, dando aquela sensação de exaustão e cansaço.

Alimentos com alto teor de sódio

Em geral, não nos damos conta da quantidade de sal que consumimos no dia a dia. Além do que colocamos durante a preparação das refeições, ingerimos muitos alimentos processados que possuem grande quantidade de sódio adicionados. Esse excesso pode levar à desidratação, causando cansaço, fadiga, entre outros sintomas.

Leia também: Troque a massa refinada pela integral e veja os benefícios

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.