7 receitas sem carne saudáveis e deliciosas!

11 de outubro, 2021

Conhece a #SegundaSemCarne? A hashtag, na verdade, é uma campanha para conscientizar as pessoas sobre os impactos que o consumo de itens de origem animal tem sobre o planeta e a saúde humana. E como a segunda-feira é marcada por ser o dia ideal para começar uma transformação, que tal unir o útil ao agradável e apostar em receitas sem carne para o pré-feriado?

Existente em mais de 40 países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney), a campanha foi lançada no Brasil em outubro de 2009 e hoje conta com o apoio de governos, personalidades e empresas.

Leia também: Como montar uma lista de compras vegana ideal

Mas como montar um prato vegetariano?

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), por exemplo, recomenda substituir 100 g de carne animal por uma concha de leguminosas. Como:

Vale, também, variar as suas escolhas com frequência, uma vez que uma proteína pode ser formada por diferentes tipos de aminoácidos. Alguns, o nosso corpo fabrica naturalmente. Outros, não — e devem ser garantidos por meio da alimentação. Então, revezar as fontes de proteína vegetal vai fazer com que você consuma diferentes tipos da molécula, contribuindo para um cardápio mais completo.

O restante do prato, por outro lado, pode conter fontes de carboidratos complexos (arroz integral, batata-doce, inhame) e porções generosas de legumes e verduras. Não é difícil e nem caro!

Lembre-se, também, de priorizar alimentos ricos em ferro (couve, beterraba e frutas secas), cálcio (rúcula, agrião, mostarda, escarola, brócolis) e vitamina C (frutas cítricas).

Curtiu as dicas? Então, não perca receitas deliciosas sem carne para testar:

Receitas sem carne

  • Batatas Assadas
  • Cogumelos veganos recheados
  • Macarrão ao pesto de rúcula

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.