Entenda como pular o café da manhã pode engordar

1 de outubro, 2019

Se você é do time que costuma pular o café da manhã para emagrecer, saiba que a prática pode estar, na verdade, atrapalhando a perda de peso. 

A conclusão vem de um estudo publicado na revista Scientific Reports. A pesquisa foi realizada por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com pesquisadores europeus.

Com base em levantamentos com meninos e meninas entre 12 e 18 anos, o estudo identificou a relação entre pular o café da manhã e aumento no Índice de Massa Corporal (IMC), na circunferência da cintura e na razão cintura/altura – indicadores relacionados à obesidade.

Foram acompanhados 3.528 jovens europeus e 991 brasileiros, que relataram seus hábitos cotidianos. Os dados foram comparados com medidas de peso dos participantes. 

Considerando o tempo de sono dos jovens, foi calculado o impacto do café da manhã, do tempo em frente às telas e da falta de atividade física vigorosa nos indicadores de obesidade.

A pesquisa deduziu que mesmo dormindo bem, se o adolescente costuma pular o café da manhã, a prática aumenta o peso e a circunferência da cintura. 

O impacto do fator da primeira refeição do dia nos índices de obesidade foi até maior do que o efeito dos outros comportamentos avaliados, como o tempo de tela e a falta de exercícios físicos.

Isso acontece porque, não entrando alimento, o organismo libera hormônios contra reguladores. Ele entende que a reserva está pequena e segura um pouco mais. 

Outra razão possível é que, se o jovem deixa para comer no meio do dia, escolhe alimentos de baixo valor nutricional e mais calóricos, o que contribui para o ganho de peso.

Confira aqui opções saudáveis de café da manhã para quem deseja emagrecer:

Iogurte natural com aveia

O iogurte possui alta concentração de probióticos essenciais para a saúde intestinal. Além disso, apresenta cálcio em sua composição, um mineral que atua diretamente no emagrecimento. Já a aveia contém um alto teor de fibras, substância que aumenta a saciedade.

Frutas vermelhas com iogurte integral

Frutas como amora, morango e framboesa são ricas em vitamina C, que é um anti-inflamatório natural, e fibras, que prolongam a sensação de saciedade e são essenciais para o trato intestinal. Já o iogurte integral, por ser uma bebida fermentada, também pode ajudar com problemas de constipação.

Omelete

Os ovos são ricos em proteína, que atua diretamente no aumento da massa magra, acelerando o metabolismo. Para turbinar ainda mais o emagrecimento, acrescente tomate, alho e cebola à receita, que possuem diferentes antioxidantes que auxiliam no funcionamento do organismo.

Abacate com ovo

Os dois são alimentos que oferecem uma dose importante de gordura boa. Por isso, consumidos juntos, promovem saciedade, favorecendo a dieta.

Granola low carb

A receita pode ser preparada em casa. Pique castanhas e coloque num bowl junto com aveia e amaranto. Misture com óleo de coco, melado e canela e incorpore bem à mistura do bowl. Coloque em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 10 minutos (fique de olho para não queimar). Retire do forno e acrescente frutas secas (se quiser). Em seguida, transfira para outra travessa para não amolecer com o calor.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.