Tomate: Conheça os benefícios do alimento

Alimentação Bem-estar
09 de Agosto, 2019
Tomate: Conheça os benefícios do alimento

Perfeito para o preparo de molhos, sucos, drinques e pratos de todo o tipo, o tomate é tecnicamente uma fruta, porque é portador de sementes e se desenvolve a partir do ovário de uma planta com flores. Mas, quando se trata de nutrição, os tomates – juntamente com pepinos e abobrinhas – são classificados como vegetais.

Assim, a classificação se deve, em parte, ao baixo teor de carboidratos e açúcar: um tomate médio fornece apenas 22 calorias e cerca de 5 gramas de carboidrato total, com 3 de açúcar e 1,5 de fibra. Também é repleto de nutrientes e tem sido associado a uma variedade de benefícios para a saúde. 

Aqui estão sete motivos para você consumir (ainda mais) dessa iguaria:

Fonte de vitaminas

Um único tomate pode fornecer cerca de 40% da quantidade diária recomendada de vitamina C. Além disso, é rico em vitamina A, que beneficia a imunidade e saúde da pele; vitamina K, que é boa para os ossos; e potássio, um nutriente essencial para a função cardíaca, contrações musculares e manutenção de uma pressão sanguínea saudável.

Tomate é cardioprotetor

O vegetal contém um antioxidante chamado licopeno, que é responsável pela sua cor vermelha. Portanto, pesquisas sugerem que, em termos de benefícios para a saúde do coração, é mais eficaz comer tomates e derivados do que tomar suplementos de licopeno. Outros estudos mostraram que os níveis sanguíneos mais elevados de licopeno estão ligados a menores taxas de mortalidade para pessoas com síndrome metabólica – um conjunto de fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e derrame.

Melhora a visão

O licopeno também é bom para os olhos. Porém, esse não é o único nutriente que protege a visão no tomate. Ele contém luteína e beta-caroteno. Segundo pesquisa, esses nutrientes protegem contra doenças como catarata e degeneração macular.

Aumenta a saúde digestiva

O fluido e a fibra do tomate podem ser úteis se você for propenso a constipação. Contudo, esteja ciente de que, em algumas pessoas, a acidez de tomates cozidos pode desencadear ou piorar refluxo ácido e indigestão.

Ajuda com o controle do diabetes

Tomates podem ser um alimento protetor para pessoas com diabetes tipo 2. Em um estudo, pessoas com diabetes que se alimentaram com tomates por 30 dias apresentaram uma diminuição na peroxidação lipídica, uma reação em cadeia na qual substâncias chamadas radicais livres atacam a gordura, levando a danos que aumenta o risco de doença cardíaca. Sendo assim, isso é particularmente importante, porque o diabetes dobra o risco de derrame e ataque cardíaco.

Tomate protege a pele

Um estudo de 2011 descobriu que a combinação de extrato de tomate e azeite  protegia contra danos causados ​​pelo sol e aumentava a produção de pró-colágeno, uma molécula que dá à pele sua estrutura e a mantém firme e jovial. Os cientistas acreditam que o licopeno no tomate é fundamental nessa função. 

Protege contra o câncer

Estudos descobriram ligações entre o composto licopeno e menor incidência de câncer de próstata, ovário, pulmão e estômago.

Leia também: 7 benefícios do cranberry

Tabela nutricional do tomate

Conheça a tabela nutricional do tomate aqui.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

pessoa calçando sapatos
Bem-estar Movimento

Afinal, qual é a do tênis de placa? Corredores iniciantes podem usar?

Os tênis de placa representaram uma verdadeira revolução na corrida de rua – há até quem os considere “doping tecnológico”. Como funcionam e para quem são

mulher segurando uma laranja ao meio, uma fruta da dieta-anti-inflamatória
Alimentação Bem-estar

Dieta anti-inflamatória: como fazer, cardápio e o que evitar

A inflamação é uma reação natural do organismo para se defender de uma infecção ou lesão dos tecidos

homem fazendo treino de bíceps
Bem-estar Movimento

Treino de bíceps: exercícios, benefícios e como fazer em casa

Exercícios isolados, multiarticulares e com suporte devem integrar o treino