Noz-da-Índia emagrece? Como tomar e efeitos colaterais
A noz-da-Índia é uma sementinha de cor branca extraída da árvore Aleurites moluccana que lembra bastante a macadâmia. Contudo, ela é bem diferente da castanha consumida aqui no Brasil. Assim, há quem afirme que noz-da-índia emagrece, além de ter o poder de cicatrizar feridas e até combater infecções. Mas, não se engane. Pois, ela é considerada tóxica para o organismo, e pode gerar consequências graves se ingerida em excesso. Conheça melhor:
Leia também: Água de clorofila, sensação do TikTok, faz bem para a saúde?
Noz-da-Índia é proibida no Brasil
Em 2017, a fabricação, a comercialização e a distribuição da Noz-da-Índia foram proibidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em todo o país. Isso porque apesar de natural, ela contém saponinas (como a toxalbumina e o forbol), substâncias tóxicas para o organismo.
Em casos graves, por exemplo, o uso dessa noz foi associado ao desenvolvimento de hepatite fulminante (condição que exige o transplante de fígado). Mas mesmo em doses menores (apenas uma unidade), o alimento pode causar:
- Enjôo e vômito;
- Cólica abdominal;
- Diarreia;
- Olhos fundos;
- Boca seca e muita sede;
- Irritação e vermelhidão nos lábios e na boca;
- Pupilas dilatadas;
- Queda da pressão;
- Desmaio;
- Batimento cardíaco acelerado;
- Dificuldade para respirar;
- Febre;
- Lentidão nos movimentos;
- Cãibras nas pernas;
- Sensação de formigamento e alteração da sensibilidade;
- Dor de cabeça e mal-estar generalizado;
- Desorientação no tempo e no espaço, não sabendo quem é, que dia da semana é ou onde está.
Esses sintomas costumam aparecer cerca de 20 minutos após a ingestão da semente.
Leia também: Usuários do TikTok estão fazendo água de alface para dormir. Funciona?
Noz-da-Índia emagrece?
Porque ela possui propriedades diuréticas e laxantes, que ajudam o corpo a eliminar líquidos e até a gordura acumulados. Especialistas, entretanto, afirmam que essa não é uma forma saudável de perda de peso: ao causar diarreia e desidratação intensas, o alimento pode prejudicar a absorção de nutrientes vitais para o corpo humano.
Para você ter uma ideia da potência dessa semente, quem a utiliza começa engolindo (como se fosse comprimido, e com muita água) 1/8 dela por dia. Somente depois de uma semana é recomendado o consumo de 1/4 por dia.
Leia também: Saião: Benefícios e como consumir a planta
Possíveis benefícios da noz-da-Índia
Mas, se o alimento pode fazer mal para nós, por que tanta gente aposta nele? Nesse sentido, apesar de não existirem muitos estudos que comprovem seus benefícios, alguns acreditam que a noz-da-Índia:
1 – Pode diminuir o colesterol
Porque possui efeitos hipocolesterolêmico e antioxidante (por conta dos ômegas 3 e 6), ela ajudaria a diminuir os valores do colesterol ruim, do colesterol total e dos triglicerídeos.
2 – Controla o diabetes tipo 2
Graças às fibras presentes em sua composição.
3 – Previne o envelhecimento precoce
A noz-da-Índia é rica em compostos fenólicos, substâncias que têm efeito antioxidante e ajudam a combater a ação dos radicais livres no corpo. Assim, atrasando, desse modo, o envelhecimento cutâneo.
4 – Ajuda a combater a celulite
Pois, tem propriedade diurética.
5 – Cicatriza feridas
Uma vez que ela combate inflamações e bactérias.
Leia também: Água com canela: Para que serve e como preparar