Usuários do TikTok estão fazendo água de alface para dormir. Funciona?

Alimentação Bem-estar
17 de Junho, 2021
Usuários do TikTok estão fazendo água de alface para dormir. Funciona?

Mais uma moda culinária tem dado o que falar na rede social TikTok recentemente. Isso porque seus usuários estão fazendo chá de alface para dormir. Mas será que a ideia realmente dá certo?

Chá de alface para dormir: como surgiu a onda

Tudo começou quando a influencer Shapla Hoque compartilhou um vídeo que viralizou. “Se você não consegue dormir, tente isto”, escreveu ela na legenda.

Na postagem, que já soma 1,5 milhão de curtidas, ela conta que ficou sabendo que beber água de alface pode deixar você mais relaxado e até sonolento. Shapla tem dificuldade para dormir, e, por isso, resolveu testar.

Para a receita, ela lavou quatro folhas de alface americana, colocou-as em um recipiente e jogou água quente por cima. Por fim, a influencer coou o líquido e bebeu. “Não tem gosto de nada”, afirmou sobre o sabor. Em seguida, ela fez outro vídeo onde aparecia um pouco cansada e afirmava estar com sono.

Depois dela, outras pessoas imitaram Shapla, e confirmaram que a bebida acalma.

Leia também: Água de clorofila, sensação do TikTok, faz bem para a saúde?

https://open.spotify.com/episode/2sxUbyMcABiQc1HxR6wWLS

Mas será que a água de alface realmente funciona?

A alface contém lactucário, um produto vegetal leitoso que lembra o látex, líquido natural usado para fazer objetos de borracha. Realmente, a substância é um relaxante natural. Portanto, ferver as folhas da hortaliça poderia nos ajudar a pegar no sono.

Leia também: Dicas para acabar com a insônia e dormir melhor

Contudo, a questão é que para sentir os seus efeitos, teríamos que ingerir uma quantidade bem grande dela — o que pode significar litros e litros de chá de alface. Então, segundo especialistas, o que os usuários provavelmente sentiram ao consumir a bebida foi uma combinação de água quentinha + placebo.

E se você gosta da ideia de uma bebida morna para combater a insônia, por que não tentar os chás? Com certeza eles são mais gostosos:

  • Camomila;
  • Passiflora;
  • Valeriana;
  • Erva cidreira;
  • Melissa.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais