Laxante natural: 10 alimentos que funcionam como laxante caseiro!

Alimentação Bem-estar
02 de Janeiro, 2024
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Laxante natural: 10 alimentos que funcionam como laxante caseiro!

Intestino preguiçoso, prisão de ventre ou constipação. São muitas as formas de chamar o problema mais comum do aparelho digestivo. E você sabia que a alimentação é uma das principais aliadas para combater e evitar a condição? Isso mesmo. Existem alguns alimentos ajudam a melhorar o trânsito intestinal por vários motivos — como um laxante natural ou caseiro! Saiba mais a seguir: 

O que é um laxante natural? 

Geralmente trata-se de algum vegetal ou cereal. “A principal característica do alimento laxante natural é o alto teor de água e de fibras que ele apresenta. Preferencialmente, o que buscamos são as fibras insolúveis, encontradas em alimentos integrais e cereais”, informa a nutricionista Aline Santos. 

Eles realmente podem contribuir para o trato intestinal, porém, devem ser consumidos diariamente. “E você precisa tomar muita água ao longo do dia também, para não correr o risco de causar o efeito contrário e ressecar as fezes ainda mais.”

Segundo a nutricionista, alimentos laxantes naturais como mamão, ameixa e abóbora podem ser consumidos pela maioria das pessoas, sem restrições. Já alguns cereais, por exemplo, devem ser evitados por portadores de doença celíaca devido ao glúten.

“As pessoas com diabetes têm que tomar cuidado com a quantidade que vão consumir, especialmente no caso das frutas mais adocicadas. O ideal é sempre procurar um profissional de nutrição.”

Leia também: Chás para soltar o intestino: confira os melhores laxantes naturais

Outras dicas para combater a prisão de ventre

Mas é claro que de nada adianta encher o cardápio com itens considerados laxantes naturais, e não cuidar da alimentação como um todo — evitando exagerar nos carboidratos refinados, nas carnes vermelhas gordurosas e no açúcar

Além disso, Aline recomenda a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia e o consumo de, no mínimo, três tipos de frutas diferentes.

“A maioria das pessoas com ‘intestino preguiçoso’ tem um apetite muito maior por doces e massas brancas (macarrão, pão francês, pão de queijo, pizzas), que prendem ainda mais. O ideal é reduzir esses alimentos e aumentar o consumo de frutas e verduras, principalmente os vegetais crus, como alface, tomate e agrião”, explica. 

Praticar exercícios físicos também é importante, porque ajuda no movimento intestinal. 

Outro fator relevante é obedecer o ritmo do seu corpo. “Muita gente sente o estímulo para evacuar, mas segura por estar longe de casa ou na rua, por exemplo. Mas isso não colabora com a saúde intestinal.”

Leia também: Prisão de ventre: causas, tratamentos e dicas

Cuidados ao utilizar um laxante natural ou receita caseira

Vale lembrar que estamos falando, aqui, de alimentos naturais que promovem o bom funcionamento do intestino — e não de suplementos e receitas laxantes que encontramos na internet. Esse segundo caso deve ser olhado com cautela, já que remédios laxantes, em excesso, podem causar o efeito contrário e piorar a constipação a longo prazo. 

Ademais, não utilize nenhuma substância ou suplemento antes de consultar um especialista. Isso porque mesmo sendo naturais, algumas ervas e plantas geram efeitos colaterais para certos grupos. 

Leia também: Sucos laxantes naturais para soltar o intestino

10 laxantes naturais: laxante caseiro

Montamos uma lista com alimentos que podem te ajudar na batalha contra a preguiça do intestino. Confira:

Mamão 

Fonte de fibras, água e uma substância chamada papaína, ajuda na digestão e também no fluxo intestinal. Ainda fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde e o viço da pele.

Ameixa é um laxante natural

Muito conhecida por seu poder laxante, a ameixa pode ser consumida nas versões fresca ou seca. É rica em vitaminas do complexo B, importantes na prevenção de queda de cabelo e para fortalecer as unhas.

Alface

Outra opção cheia de fibras, que ainda garantem maior sensação de saciedade. Possui ferro, que previne a anemia, e vitamina C, importante para o sistema imunológico. Apresenta ainda lactucina, um calmante natural.

Berinjela

Esse legume contém diferentes vitaminas e minerais, entre eles cálcio, fósforo e ferro. Muito usada no controle do colesterol, diabetes e até na prevenção do câncer.

Castanhas

O selênio é o principal nutriente das castanhas. Funciona como laxante natural, mas também promove longevidade e redução das taxas do colesterol ruim.

Aveia

Apresenta ácido fólico, indispensável para a saúde, principalmente para gestantes. Além disso, proporciona saciedade e atua no aumento da microbiota intestinal, os chamados probióticos. Assim, é é ótima para estimular o intestino.

Milho é um laxante natural

O milho é fonte de antioxidantes. Ou seja, que protegem contra doenças degenerativas. Ademais, fornece bastante energia, equilibra taxas do colesterol e regula o intestino.

Laxante caseiro: chia

Inclua sementes de chia na sua alimentação para movimentar o trânsito do intestino. Elas são ótimas para aumentar a sensação de saciedade, contribuindo para o processo de emagrecimento.

Laranja

Boa fonte de fibras e vitamina C (especialmente se for consumida com o bagaço), aumenta a imunidade. Além disso, contribui para a saúde do aparelho digestivo. 

Beterraba é um laxante natural

Por fim, a beterraba apresenta enzimas que aceleram o processo final da digestão, diretamente na saída do bolo fecal. Assim, ajuda ainda pessoas com anemia pela grande quantidade de ferro.

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