Niacina (vitamina B3): O que é e benefícios

6 de abril, 2020

A niacina é uma das vitaminas do complexo B, mais especificamente é a vitamina B3. Ela cumpre diversas funções no organismo e possui grande importância para a saúde.

Em princípio, está diretamente ligada à produção energética do corpo. Portanto, é essencial para o metabolismo e a regulação hormonal. Além disso, está relacionada à aparência da pele e à absorção de gordura.

Benefícios da niacina

Desintoxica o corpo

Uma das funções mais importantes dessa vitamina é a remoção de toxinas do organismo. Ou seja, é essencial para o processo de desintoxicação do corpo.

Regula o metabolismo

Ainda, essa vitamina participa do processo de digestão e absorção de macronutrientes no organismo. Portanto, está diretamente ligada produção de energia. Assim, consumir a quantidade apropriada é importante para manter o metabolismo bem regulado. 

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Facilita o processo digestivo

Fibras são as maiores aliadas do processo digestivo. Entretanto, a vitamina B3 é também essencial para a digestão. Dessa forma, a niacina auxilia na produção de ácido clorídrico (HCL), o ácido presente no estômago, que é essencial para uma boa e fácil digestão. 

Combate o estresse

Diretamente relacionada ao metabolismo, essa vitamina também é essencial para a regulação dos hormônios, inclusive os hormônios sexuais e aqueles relacionados ao estresse.

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Protege a saúde do coração

Por fim, um dos benefícios mais comentados dessa vitamina é sua proteção à saúde cardiovascular. Muito utilizada no tratamento da dislipidemia, ou seja, a elevação de colesterol e triglicerídeos no plasma ou a diminuição dos níveis de HDL que contribuem para a aterosclerose, ela protege o coração de demais doenças e problemas. 

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Quanto consumir de niacina?

A recomendação para o consumo de niacina é de 16 mg/dia para homens adultos e de 14 mg/dia para mulheres adultas. Para crianças, a necessidade diária é de 8 mg. 

Alimentos ricos em niacina

  • Carnes (vermelha, aves, peixes);
  • Leite;
  • Cereais;
  • Leguminosas;
  • Oleaginosas;
  • Farinha de trigo;
  • Farinha de milho;
  • Vegetais verdes;
  • Extrato de tomate.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo