Como usar antibióticos? Veja dicas para consumi-los corretamente

Saúde
30 de Novembro, 2022
Como usar antibióticos? Veja dicas para consumi-los corretamente

Os antibióticos são medicamentos eficazes para combater infecções e doenças causadas por bactérias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 700 mil mortes são registradas anualmente – número que pode chegar a 10 milhões até 2050 – em decorrência de superbactérias. No entanto, muitas pessoas utilizam o fármaco para tratar problemas de saúde de forma equivocada. A seguir, aprenda como usar antibióticos e o que fazer para não comprometer sua ação.

Veja também: Afinal, por que alguns atletas estão jogando de máscara na Copa?

Como usar antibióticos?

Não realize a automedicação

“Quando se usa antibiótico sem necessidade, há um risco alto de resistência bacteriana”, explica Letícia Teles, gerente corporativa de Atenção Farmacêutica da Pró-Saúde.

“A ampliação da resistência aos antibióticos é uma ameaça global, pois interfere diretamente na capacidade de tratar as infecções”, acrescenta a profissional. Além disso, o uso sem orientação médica pode causar quadros de intoxicação.

Não reaproveite antibióticos de tratamento anteriores

Esse tipo de medicamento serve contra infecções causadas por bactérias sensíveis ao fármaco específico, que atua exterminando ou interrompendo sua produção ou metabolismo. Assim, utilizar antibióticos de tratamentos anteriores não é aconselhável.

Faça o tratamento até o fim

No início do tratamento, parte das bactérias começam a ser eliminadas. Como resultado, há uma melhora pontual dos sintomas e a falsa impressão de que a medicação não é mais necessária. Contudo, após a suspensão do tratamento, as bactérias mais fortes começam a se multiplicar novamente, agora com o mapeamento do antibiótico utilizado, o que as torna mais resistentes.

Outras dicas de como usar antibióticos

Respeite os horários programados

Após o horário previsto, há risco de desenvolvimento da resistência bacteriana e retorno dos sintomas; e antes do horário, o paciente pode desencadear sintomas de intoxicação. Por isso, é essencial seguir as orientações do médico e farmacêutico.

Atenção na ingestão com alimentos e bebidas

A melhor forma de ingerir um antibiótico é junto com água. Utilizar leite, sucos, refrigerantes, chás ou café pode comprometer a eficácia do medicamento. A interação com bebidas alcoólicas pode levar à diminuição da eficácia do medicamento ou torná-lo tóxico, já que ambos são metabolizados no fígado. Além disso, alguns tipos de antibióticos têm a absorção diminuída quando consumidos junto às refeições.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

insulina oral
Saúde

Insulina oral: Pesquisadores desenvolvem novo tratamento para diabetes

A nova versão se mostrou mais prática e deve gerar menos efeitos colaterais

Ivete Sangalo pneumonia
Saúde

Ivete Sangalo é internada com pneumonia. Entenda o quadro

A pneumonia é uma infecção respiratória que causa tosse com muco ou pus, febre e dificuldade respiratória

foto de uma caderneta de vacinação com uma seringa
Saúde

Caderneta de vacinação em dia ajuda a evitar surtos de doenças

Especialistas alertam que a vacinação é um pacto de saúde coletivo