A lactose é o açúcar do leite que pode causar intolerâncias, alergias e desconfortos variados. Embora seja comum consumi-la em diversos derivados do leite, tirar ou reduzir a lactose no dia a dia pode beneficiar quem possui problemas em digeri-la. Mas, será que é fácil seguir uma dieta sem lactose?
Felizmente, dá para se alimentar sem depender dos produtos que contêm o ingrediente. Ou seja, você terá que excluir o leite e seus derivados (manteiga, queijo, creme de leite, iogurte etc) da alimentação.
A seguir, veja dicas para adaptar o menu e as principais dúvidas sobre o tema.
Veja também: Afinal, como funcionou a dieta de Sabrina Sato no carnaval?
Alguns estudos apontam que esses alimentos podem provocar processo inflamatório para o organismo, por meio do açúcar (lactose) e as proteínas (betalactoglobulina e caseína) do leite. Como resultado, nosso corpo provavelmente estaria mais vulnerável ao ganho de peso.
Além disso, podem provocar sintomas semelhantes ocasionados pelo glúten como desconforto gástrico e excesso de gases. De acordo com a Associação Americana de Gastroenterologia e Nutrição, 85% da população adulta apresenta algum grau intolerante à lactose.
A dieta sem lactose beneficia muitas pessoas. Principalmente aquelas intolerantes a lactose, ou seja, que possuem deficiência ou ausência da enzima intestinal — a lactase — essencial no processo digestivo da proteína do leite.
A dieta não apresenta estudos que comprovem seus benefícios com relação à perda de peso. Portanto, são apenas especulações nesse sentido. Por outro lado, pode diminuir o inchaço e os desconfortos abdominais, incômodos que influenciam na balança.
No quesito desvantagens, a restrição do consumo de leite e derivados sem orientação profissional pode comprometer as concentrações de cálcio do nosso organismo.
Como resultado, pode ser prejudicial para nossa saúde, uma vez que o cálcio é o responsável pela composição dos ossos e dentes, além de estar relacionadas à manutenção de várias funções do organismo.
O plano da dieta precisa oferecer um cardápio especial, composto de alimentos substitutos à base de soja, arroz ou amêndoa, além de incrementar o consumo de folhas verde-escuras, amêndoa, semente de gergelim e tofu (queijo de soja), que também oferecem uma boa dose de cálcio.

Embora o leite seja fonte de cálcio, mineral ligado ao fortalecimento dos ossos, estudos já contestaram a relevância da bebida na prevenção da osteoporose.
Um trabalho da Universidade de Uppsala, na Suécia, analisou os hábitos alimentares de 61.433 mulheres e 45.339 homens por meio de questionários respondidos pelos participantes.
As moças preencheram a ficha duas vezes enquanto os rapazes, uma. A análise das informações culminou na seguinte conclusão: o alto consumo de leite (três ou mais copos diários) não só deixou a desejar na proteção dos ossos, mas até elevou o risco de fraturas.
A hipótese dos especialistas para tal resultado apontou para a galactose, substância formada a partir da quebra da lactose. Quando injetada em animais, por exemplo, observa-se uma morte prematura em decorrência de reações como a inflamação. Tais fatores também estão por trás de fraturas por fragilidade óssea em idosos.
No entanto, os próprios autores pedem cautela na interpretação dos dados e garantem que é preciso novas pesquisas.
Embora muitas pessoas fiquem perdidas com a possibilidade de cortar a lactose do cardápio, possível ter uma alimentação potente em cálcio. Veja:

Alguns são os riscos que podem surgir quando você não respeita a sua dieta. De forma geral, essa desobediência pode afetar pele, intestino e até trato respiratório.
De acordo com a nutricionista Leticia Ramirez, os primeiros sintomas aparecem de 30 minutos a 2 horas após o consumo da lactose, quando a digestão se inicia.
“Os sintomas que mais ocorrem são dor abdominal, distensão abdominal e flatulência. Em indivíduos mais sensíveis, pode ocorrer náuseas, vômitos e diarreia”.
A longo prazo, ao não seguir a dieta recomendada, esses sintomas e desconfortos não desaparecem e persistem na vida do paciente. Assim, é importante se atentar ao nível de lactose nos alimentos que você consome e realizar o acompanhamento apropriado ao lado de um especialista.
Dessa forma, ele te ajudará a viver tranquilamente com essa deficiência, mas equilibrando os nutrientes que você ainda precisa em seu corpo, como o próprio cálcio.
Por fim, para colocar em prática uma dieta sem lactose, seja por necessidade ou curiosidade, confira um plano alimentar nutritivo e fácil.
Opção 1:
Segunda opção:
Terceira opção:
Primeira opção:
Opção 2:
Terceira opção:
Opção 1:
Opção 2:
Terceira opção:
Opção 4:
Opção 1:
Segunda opção:
Opção 3:
Primeira opção:
Opção 2:
Opção 3: