Melhores chás para a pele: 5 receitas para mais viço!
A época de temperaturas mais baixas está chegando em todo o país, e para aquecer o corpo no frio, nada melhor do que apostar em bebidas quentinhas, não é mesmo? Os chás, por exemplo, são ótimos porque garantem inúmeros benefícios para o corpo — até a nossa pele sai ganhando com eles! Confira, a seguir, as melhores receitas para cuidar da cútis e os seus benefícios:
Por que apostar em chás para a pele?
Os chás são bebidas cuja base é a mesma: a água quente. E ingerir líquidos em quantidades suficientes é muito importante porque o hábito mantém a umidade da pele, entregando todos os nutrientes para a região.
Desse modo, os chás podem ajudar a combater o ressecamento, problema muito comum no inverno. Sem contar que eles concentram uma grande quantidade de substâncias benéficas para nós, como os antioxidantes — compostos que contribuem para combater o excesso de radicais livres no corpo e, assim, evitam o envelhecimento precoce.
Veja boas opções para manter o corpo aquecido e a pele saudável:
Para prevenir o envelhecimento precoce – hibisco
A planta é conhecida por carregar altos níveis de antioxidantes, incluindo a vitamina C e o betacaroteno. Além disso, ela contém antocianina, um pigmento antioxidante e anti-inflamatório que dá à flor uma tonalidade rosa-avermelhada.
Quando se trata de cuidados com a pele, esses antioxidantes ajudam a reduzir o estresse oxidativo, que pode contribuir para o envelhecimento da pele, e a inflamação que vem com ela.
Como preparar: primeiramente, leve um litro de água ao fogo. Assim que começar a ferver, acrescente duas colheres (sopa) de flor de hibisco seca, desligue o fogo, tampe e aguarde cinco minutos. Por fim, é só coar e beber!
Leia também: Conheça os benefícios do chá de hibisco para a pele
Chás para a pele: combater a acne – chá verde
O chá verde tem benefícios anti-inflamatórios. Dessa maneira, melhora a hidratação, a firmeza e a elasticidade da pele. As propriedades antioxidantes do chá também ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo, o que facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para a pele. Com isso, há um aumento de elasticidade e diminuição da rugosidade.
Um estudo publicado na Complementary Therapies in Medicine deu suplementos de extrato de chá verde a um grupo de mulheres adultas com acne. Já o segundo grupo tomou um suplemento de placebo.
Os resultados mostraram que aquelas que tomaram chá verde tiveram menos acne, especialmente ao redor do nariz, da boca e do queixo.
Como preparar: primeiramente, leve 250ml de água ao fogo. Assim que começar a ferver, acrescente uma colher (sopa) da erva, desligue o fogo, tampe e aguarde três minutos. Por fim, é só coar e beber!
Leia também: Melhores chás para tratar acne
Para amenizar as olheiras – camomila
A camomila é muito conhecida por seu efeito calmante, e pode ajudar a amenizar as olheiras de diversas formas. A primeira delas é que, ao tomarmos o chá antes de dormir, podemos ter noites de sono mais tranquilas e revigorantes, o que faz com que acordemos com um ar mais “descansado” no dia seguinte.
Mas não para por aí. Fazer compressas com o chá gelado na região dos olhos acalma a pele, reduz a vermelhidão e diminui as olheiras, sendo ótimo também para o controle da rosácea.
Como preparar: primeiramente, leve 250ml de água ao fogo. Assim que começar a ferver, acrescente uma colher (sopa) de camomila, desligue o fogo, tampe e aguarde cinco a dez minutos. Por fim, é só coar e beber!
Leia também: Chá de camomila para as olheiras: como preparar
Para controlar a oleosidade – chá de hortelã-pimenta
Esta planta é muito famosa por aliviar a azia e a má digestão. Mas a verdade é que ela também traz vantagens para quem convive com a pele oleosa: desacelera a produção de sebo e estimula a renovação celular.
Como preparar: primeiramente, leve 250ml de água ao fogo. Assim que começar a ferver, acrescente de três a quatro folhas de hortelã, desligue o fogo, tampe e aguarde cinco a sete minutos. Por fim, é só coar e beber!
Chás para a pele: cicatrização – chá de jasmim
Concentra propriedades antioxidantes e antibacterianas importantes. Além de relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, favorecendo o fluxo de oxigênio e nutrientes para a região. Todas essas características contribuem para potencializar a cicatrização da pele.
Como preparar: primeiramente, leve 250ml de água ao fogo. Assim que começar a ferver, acrescente uma colher (sopa) de jasmim seca, desligue o fogo, tampe e aguarde dez minutos. Por fim, é só coar e beber!