Chá de camomila para olheiras: conheça esta e outras opções naturais

31 de março, 2022

Usar o chá de camomila para olheiras não é uma grande novidade para ninguém, uma vez que esta dica de beleza é usada há décadas desde os “tempos da vovó”, sempre passada de geração em geração.

A técnica, contudo, segue sendo uma alternativa para as pessoas que sofrem com as temidas manchas arroxeadas abaixo dos olhos. Mas você sabe por que ela de fato funciona?

O que causa olheiras

De acordo com a dermatologista Luciane Scattone, de São Paulo, é muito comum que as olheiras apareçam quando não dormimos direito. Outros motivos, contudo, também podem influenciar em seu surgimento.

“Problemas como alergias, asma, anemia, idade e hereditariedade também são fatores que causam este problema. Porém, existem algumas alternativas para isso”, ela aponta.

Leia também: Como identificar e tratar cada tipo de olheira

“Em primeiro lugar, é importante procurar um médico para identificar o motivo do surgimento das olheiras. Feito isso, o paciente pode utilizar alguns procedimentos caseiros, sem contraindicações, que irão amenizar este desconforto, incluindo o chá de camomila”, completa.

Como age o chá de camomila neste caso?

O chá de camomila pode ajudar a amenizar as olheiras porque possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a diminuir o processo inflamatório e o inchaço na região dos olhos, além de contar com ação calmante para a pele.

“Faça uma dose bem concentrada, usando uma xícara de água e dois saquinhos de chá. Deixe na geladeira e aplique nas olheiras com a ajuda de um algodão por 20 minutos”, ela a dermatologista.

Leia também: Para que serve o chá de camomila na saúde

Já quem preferir usar a antiga técnica aplicando o próprio saquinho como compressa, basta congelar e colocá-lo nos olhos, com a cabeça elevada, para estimular os vasos a voltarem ao tamanho natural.

Vale ressaltar que o chá verde também é rico nas mesmas propriedades que o chá de camomila, oferecendo resultados iguais.

“O chá verde batido com rodelas de pepino, bem geladinho, pode ser aplicado na pele para ajudar na diminuição de inchaços e na regeneração celular”, sugere Luciane.

Leia também: Chá de camomila ajuda a dormir melhor? Descubra

Como tirar olheiras com outras dicas caseiras

Além dos chás, existem diversas outras dicas caseiras para amenizar as olheiras com a ajuda de ingredientes naturais.

A mais simples e fácil, segundo a profissional, é fazer compressas com água fria ou gelo, uma vez que eles ajudam a contrair os vasos sanguíneos e, consequentemente, diminuir os inchaços.

“Para isso, envolva o gelo em um pano, para não queimar a pele. Depois, faça massagens leves em volta dos olhos, além de dar leves batidinhas na região com a ponta dos dedos”, ensina a profissional.

Outra alternativa apontada por ela é a combinação entre leite e mamão, pois o leite possui ácido lático, que clareia e o mamão hidrata a pele.

Leia também: Rolo de jade: como funciona o acessório de massagem facial

“Da mesma forma, o purê de morango pode ser aplicado na pele, agindo como um excelente anti-inflamatório para desinchar e clarear a área”, acrescenta.

Por fim, se as olheiras surgiram após noites mal dormidas, a dica é lançar mão de hortelã e mel.

“Esmague de cinco a sete folhinhas de hortelã e misture com uma colher de mel. Deixe por 15 minutos na área dos olhos e depois enxague com bastante água. Esta receitinha será de grande valia para que suas olheiras melhorem significamente”, orienta Luciane.

Fonte: Luciane Scattone, dermatologista de São Paulo.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.