Conheça os benefícios do chá de hibisco para a pele

29 de janeiro, 2020

Embora tenha se tornado famoso por ser um grande aliado do emagrecimento, esse não é o único benefício do chá de hibisco. A bebida originária da flor de mesmo nome é também uma arma poderosa para a saúde da pele

Afinal, a flor brilhante e vistosa oferece uma rica mistura de compostos vegetais, incluindo antioxidantes, vitaminas, minerais e ácido málico. Portanto, o chá de hibisco pode muito bem ser o seu novo ingrediente favorito para o cuidado da pele. Saiba mais:

Benefícios do chá de hibisco para a pele

Aumenta a produção natural de colágeno do corpo

O colágeno é proteína responsável por dar firmeza à pele e a cartilagens, como a ponta do nariz e partes da orelha. Graças à vitamina C presente no chá de hibisco, sua ingestão ajuda o corpo a produzir a proteína naturalmente, mantendo a pele forte e firme. Isso porque tal vitamina é necessária para a síntese de colágeno. 

Leia também: O que acontece com sua pele quando você está estressada

Impede a degradação da elastina

Com todo esse culto em torno do colágeno, é fácil ignorar outros tipos de proteínas da pele. A elastina, por exemplo, trabalha para mantê-la firme e elástica. Mas, a elastina é decomposta por uma enzima específica: a elastase. Essa enzima também aumenta à medida que envelhecemos, resultando em flacidez e pele solta.

Porém, o hibisco pode ajudar. A planta diminui a atividade da elastase, retardando o aparecimento de rugas. 

Combate a inflamação

Agir contra a inflamação do organismo está entre os benefícios do chá de hibisco para a pele. A planta é conhecida por seu rico nível de antioxidantes, incluindo vitamina C e betacaroteno. Ela também contém um pigmento antioxidante e anti-inflamatório chamado antocianina, que confere à flor sua tonalidade rosa-avermelhada. Quando se trata de cuidados com a pele, esses antioxidantes ajudam a reduzir o estresse oxidativo, que pode contribuir para o envelhecimento da pele, e a inflamação que vem com ela.

A inflamação é uma das respostas do corpo aos radicais livres. No entanto, os antioxidantes funcionam protegendo células e tecidos como a pele.

Acelera a cicatrização

A cicatrização adequada das feridas é um componente essencial da pele saudável, pois evita infecções e outras complicações que podem causar danos permanentes. Existem algumas evidências de que o hibisco pode apoiar a cicatrização. Em estudos de laboratório, os pesquisadores examinaram o efeito do extrato de hibisco nas feridas em amostras de pele. Assim, o extrato aumentou a produção de fibronectina, uma proteína que ajuda a fechar as bordas de uma ferida. Também estimulou a expressão de genes envolvidos em vários processos de cicatrização, incluindo hidratação e regeneração da pele.

Tem efeito hidratante

Manter a hidratação do tecido dérmico é uma das vantagens do chá de hibisco para a pele. Portanto, quanto mais chá você bebe, mais líquidos consome. Esta é uma ótima notícia para a pele, que anseia por umidade e hidratação. Com isso, manter-se bem hidratado ajuda a reter umidade e elasticidade. Da mesma maneira, aumenta o fluxo sanguíneo para a pele, o que se traduz em mais nutrientes que a alcançam. Por outro lado, a desidratação pode tornar a pele seca e menos resistente.

Leia também: Como a poluição afeta a saúde do cabelo

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.