Como a poluição afeta a saúde do cabelo

Beleza Bem-estar Equilíbrio
10 de Outubro, 2019
Como a poluição afeta a saúde do cabelo

Se no seu dia a dia você foge do escapamento de veículos e da fumaça saindo de caminhões pensando em como essa poluição vai prejudicar sua pele, saiba que ela também é um risco para o cabelo.

Pesquisadores da L’Oreal, conforme relatado no relatório Proceedings, descobriram que hidrocarbonetos aromáticos policíclicos foto-tóxicos (PAHs) presentes no ar são capazes de prejudicar a saúde dos fios.

Os estudiosos tiraram imagens microscópicas de 200 fibras capilares de mulheres na China, e examinaram a cutícula e o córtex dos fios. Foi demonstrado que essas moléculas causam danos estruturais nas hastes capilares, interrompendo a camada externa, que pode estar associada à quebra e fragilidade.

A poluição do ar também obstrui o bulbo capilar, impedindo a penetração dos nutrientes.

A boa notícia é que você não está fadada a ter cabelos fracos diante da poluição. É possível proteger os fios da mesma maneira que se protege a pele: com antioxidantes.

Produtos como xampus antioxidantes servirão como a primeira linha de defesa. Vale tentar também condicionadores ricos em proteínas, que deixem uma vedação protetora sobre o eixo do cabelo como uma barreira física ao meio ambiente.

Além disso, é preciso fortalecer os fios e fechar a cutícula com processos de cauterização e reconstrução, para impedir que os agentes poluentes penetrem o córtex e danifiquem a estrutura interna do cabelo.

Leia também: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

Alimentação e saúde do cabelo

A alimentação é outra grande aliada para a aparência e saúde do cabelo. “Nossas madeixas são compostas de 97% de proteínas, ou seja, fontes de proteína animal, como carne bovina e suína, aves, peixes e frutos do mar, proteína vegetal, como as leguminosas, ovos e derivados de leite são essenciais para a boa formação do bulbo capilar e do fio”, explica a biomédica especializada em estética Caroline Toledo, de São Paulo.

A vitamina C é outra excelente vitamina para a saúde geral, principalmente do cabelo, já que ela é um excelente antioxidante. “Essa vitamina está presente nas folhas verdes escuras, como espinafre, agrião, rúcula, brócolis, e nas frutas ácidas, como acerola, morango, laranja, limão”, detalha a biomédica.

As vitaminas do complexo B presentes na carne também são fundamentais para quem deseja que os fios cresçam rápido e de forma saudável, já que o nutriente atua na multiplicação celular.

Zinco e selênio, encontrados na carne, castanhas, sementes de girassol, atum, bacalhau, feijão, laticínios e cereais orgânicos completam os nutrientes principais para saúde do cabelo. “Tais mineiras estimulam o crescimento e fortalecimento dos cabelos”, finaliza Caroline.

Leia também: Alimentos mais potentes para a beleza do que qualquer nutricosmético

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo é nutricionista clínica pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Saúde da Mulher e Reprodução Humana pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e especialista em emagrecimento e nutrição estética CRN-3 77456 Também é jornalista e editora-chefe da Vitat.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!