Melhores alimentos para a saúde do pâncreas

Saúde
23 de Abril, 2021
Melhores alimentos para a saúde do pâncreas

Você sabe a importância da saúde do pâncreas e quais são suas funções? Basicamente, o pâncreas é um órgão ligado ao sistema metabólico do corpo, uma vez que hormônios importantes são produzidos nele. Por isso, sua saúde merece atenção e, nesse sentido, a alimentação tem um impacto enorme. Sendo assim, existem alimentos que podem beneficiar seu funcionamento.

Importância da saúde do pâncreas

A princípio, ele é um órgão essencial para o sistema endócrino, porém, suas funções no corpo vão além. No corpo, localize-se atrás do estômago.

Sendo assim, atua também no processo da digestão, pois faz a secreção do suco pancreático, o qual contém enzimas digestivas responsáveis por degradar proteínas e lipídeos (gorduras). Para a produção desse suco, também são necessários dois hormônios: a secretina e a colecistoquinina. Porém, eles são produzidos no duodeno (parte do intestino delgado), não no pâncreas.

No que diz respeito à síntese hormonal, o pâncreas produz hormônios muito importantes, como a insulina e o glucagon. Em resumo, a insulina é essencial para o controle da glicemia, ou seja, do nível de açúcar presente no sangue. Já o glucagon, em contrapartida, faz o contrário: aumenta o nível de açúcar. Sendo assim, a boa saúde do pâncreas é importante para evitar a resistência à insulina e a diabetes, por exemplo.

Não só, outras doenças que podem impactar sua saúde são, por exemplo, a pancreatite e a adenocarcinoma, sendo a última um tipo de câncer. No caso da pancreatite, os sintomas mais comuns são, em geral, dores abdominais, vômitos e perda de peso.

Outros sinais de que a saúde do órgão pode estar passando por problemas são:

  • Pele e olhos com coloração amarela
  • Urina escura
  • Inchaço e flatulência depois de comer
  • Dor nas costas

Leia mais: Resistência à insulina: O que é, sintomas e como tratar

Melhores alimentos para o pâncreas

Cúrcuma

A cúrcuma, uma especiaria que também o nome de açafrão-de-terra, é anti-inflamatória. Dessa forma, ela ajuda a evitar o acúmulo de gordura no corpo, além de estimular a produção de insulina, assim ajuda também no controle da glicemia.

Mel

Ainda, o mel é outro alimento anti-inflamatório. Por isso, tem efeito similar ao da cúrcuma sobre o pâncreas.

Alho

Popular como tempero, o alho também é ótimo para a saúde, inclusive no que diz respeito ao pâncreas.

Vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos, como o brócolis, também beneficiam a saúde do pâncreas, pois são fontes de minerais importantes, como o ferro, além de serem também ricos em antioxidantes, como o sulforafano.

Espinafre

O espinafre é mais um alimento que pode beneficiar o órgão. Ainda, inclui-o na dieta pode beneficiar a saúde ocular, reduzir o estresse oxidativo, ajudar a prevenir o câncer e reduzir os níveis de pressão arterial, ou seja, ele também protege a saúde do coração.

Uva

A uva é uma grande fonte de antioxidante e de fibras, por isso, também é recomendável. Sendo assim, ela pode ajudar a controlar a glicemia, estimular a produção de insulina e melhor proteger o pâncreas.

Batata-doce

A batata-doce, parte do grupo dos tubérculos, é um bom alimento para o pâncreas, pois ajuda a controlar o nível de glicemia. Em resumo, por ser fonte de carboidratos complexos, seu consumo previne os picos desse hormônio.

Orégano

O orégano é uma erva rica em vitamina K e demais propriedades que previnem inflamações no corpo. Ele ajuda a proteger a saúde do fígado. Nesse sentido, o consumo do chá de orégano também é uma boa forma de proteger o corpo.

Dente-de-leão

A planta dente-de-leão é um remédio natural cujos benefícios para a saúde ainda não são de conhecimento geral. Ela é fonte de vitamina A e de vitamina K, assim como o orégano. Portanto, é anti-inflamatória. Além disso, ajuda na circulação do sangue e promove ação diurética.

Hábitos que prejudicam o pâncreas

Por fim, a ingestão de bebidas alcoólicas pode ser muito prejudicial para o pâncreas, assim como o tabagismo. Também é ideal evitar alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar adicionado.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

5 hábitos saudáveis para enxaqueca
Saúde

5 hábitos saudáveis para enxaqueca

A enxaqueca é uma doença crônica que causa um tipo de dor de cabeça latejante

Mortes por AVC
Saúde

Mortes por AVC podem ser associadas às temperaturas extremas

Mais de meio milhão de pessoas tiveram AVC relacionados às temperaturas extremas – muito calor ou muito frio