Sulforafano: Funções e benefícios do antioxidante do brócolis

25 de maio, 2020

O sulforafano é um antioxidante poderoso, que traz diversos benefícios para a saúde e que está presente em diversos alimentos. Esse nutriente promove ação anti-inflamatória e está especialmente ligado à saúde da pele.

Na verdade, quando consumimos certos alimentos, como brócolis e couve-flor, ingerimos glucosinolatos. No organismo, os glucosinolatos são transformados em outros nutrientes, em geral antioxidantes, como o sulforafano. 

Benefícios do sulforafano

Ação desintoxicante 

O corpo humano naturalmente se livra de toxinas que possam prejudicá-lo. Entretanto, há compostos que podem ajudá-lo nesse processo e um deles é o sulforafano. Basicamente, um estudo feito por cientistas chineses demonstrou que ao consumir alimentos como o brócolis, que contém esse antioxidante, ocorre a ativação de enzimas que ajudam o organismo a eliminar toxinas pela urina.

Isso beneficia a saúde de todo o corpo (inclusive fortalecendo a imunidade). Mas especialmente o coração. Pois, essas toxinas, se não forem eliminadas, permanecem na corrente sanguínea e podem prejudicar as artérias, os vasos sanguíneos e atingir o órgão.

Leia também: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão

Pele saudável

A maior parte dos problemas de pele são decorrentes de inflamações geralmente provocadas por toxinas – que podem vir de fora (por exemplo, a poluição do ar) ou de dentro do corpo. Por isso, o consumo de sulforafano ajuda a prevenir acne, o aparecimento de rugas e linhas de expressão (decorrentes da ação de radicais livres). Além disso, também pode reduzir o risco do diagnóstico de problemas ainda mais graves, como o câncer de pele.

Leia mais: Alimentos que ajudam a evitar acne

Previne doenças crônicas 

É chamada de apoptose a morte natural de células do corpo. Isso é um processo natural. Entretanto, a apoptose excessiva pode causar doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o mal de Parkinson. Assim, o sulforafano previne que esse processo ocorra em excesso.

Leia também: Alimentos que ajudam a prevenir câncer de próstata

Alimentos ricos em sulforafano 

Leia também: Glutationa: O que é, funções e fontes do antioxidante

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo