Paola Carosella dá dicas e ensina como preparar marmitas!

Alimentação Bem-estar Receitas
22 de Novembro, 2022
Paola Carosella dá dicas e ensina como preparar marmitas!

Separar um dia no fim de semana para preparar as refeições é uma ótima forma de economizar tempo e dinheiro e fazer escolhas mais saudáveis. Não à toa, muitos especialistas dão dicas de como cozinhar pratos saudáveis e práticos. Dessa vez, quem se rendeu às marmitas foi Paola Carosella, chef de cozinha renomada e muito querida pelos brasileiros.

Em seu canal no Youtube, a profissional juntou dicas e receitas para quem quer organizar melhor o cardápio. “A ideia de cozinhar uma vez por semana para ter um estoque de várias alternativas e de várias coisas que quebram o galho é realmente muito inteligente. É uma forma de cozinhar em menos tempo e de aproveitar melhor os ingredientes (porque quando a gente tem tudo na frente, rolam várias ideias)”, disse.

Essa é uma boa tática, aliás, para passar mais tempo com a família e os amigos: dá para chamar todo mundo para ajudar e, depois, dividir os potinhos. “Cozinhar pode ser muito divertido quando a gente faz em mais gente.”

marmitas da paola carosella

Foto: Reprodução Instagram/@paolacarosella

Leia também: Como montar uma marmita saudável, como a de Cesar Tralli

O vídeo começa com algumas dicas essenciais:

Marmitas da Paola Carosella: organização dos ingredientes

Em vez de fazer uma lista com todos os produtos que precisa comprar para as marmitas, Paola diz que prefere fazer o caminho inverso: ir ao mercado e analisar quais ingredientes estão disponíveis, quais frutas, verduras e legumes estão frescos e bonitos e o que está mais acessível economicamente falando. Em seguida, ao chegar em casa, ela monta o cardápio da semana (pega um papel e uma caneta e anota as ideias).

Outra ideia é selecionar alimentos mais versáteis, ou seja, que podem ser transformados em várias receitas diferentes — isso ajuda a sair da mesmice. Por exemplo: com o frango inteiro, você pode desfiar a carne e fazer um sanduíche, ou picar em pedaços e preparar um estrogonofe. Já os ossos, as cartilagens e as gordurinhas servem como base para um caldo ou uma sopa.

O mesmo vale para a carne moída: dá para preparar com legumes e batata, usar como recheio da abobrinha ou da berinjela… “Algumas pessoas fazem uma receita e congelam para irem comendo a mesma coisa todos os dias. Eu já acho um pouco entediante.”

Leia também: Edu Guedes ensina receita de marmita diferente e saudável para sair da mesmice

Marmitas da Paola Carosella: lista de compras

Depois, ela mostra os ingredientes escolhidos:

Marmitas da Paola Carosella: preparação

O passo a passo é dividido da seguinte forma:

Primeiro, coisas que vão na boca do fogão

Primeiramente, Paola Carosella começa com os ingredientes que são preparados na boca do fogão e levam mais tempo: grão-de-bico, feijão, arroz integral e batatas — lembrando que os dois primeiros precisam ficar de molho em água por, no mínimo, 12 horas.

Para o grão-de-bico, ela coloca na panela de pressão com duas folhas de louro, um dente de alho e água filtrada nova. Nessa etapa não entra sal. Então, ela tampa, coloca em fogo alto e espera ferver, abaixando o fogo assim que a panela pega pressão. Então, aguarda de 20 minutos a meia hora e tempera ao final.

Para o feijão, a chef refoga no azeite pedaços de alho-poró e abóbora, louro e um pedaço de gengibre. Em seguida, adiciona o feijão e a água e deixa cozinhar, temperando ao final.

O processo do arroz é simples: Paola deixa de molho em água por cerca de cinco minutos, depois coa e pica alho e cebola. Então, refoga-os no azeite, acrescenta o arroz, tempera com sal e cobre com água, deixando cozinhar até ficar macio.

Por fim, as batatas podem ser pequenas ou grandes (picadas). Ela tempera com sal e leva para cozinhar com água fria.

Em seguida, alimentos que vão ao forno

Na vez do frango, Paola corta ao meio e abre, temperando com sal, manteiga, pimenta e limão para um sabor mais neutro. Então, ela forra uma assadeira com tomate, cebola, azeite e ervas variadas, coloca o frango em cima e cobre tudo com papel-alumínio. Por fim, leva para o forno preaquecido em temperatura média por cerca de 40 minutos, depois retira o papel e deixa dourar.

Para os legumes, não tem segredo: a chef lava e pica todos (menos a berinjela), tempera com sal, pimenta-do-reino e azeite e transfere para uma assadeira coberta com papel-alumínio. O método de cocção é igual ao do frango, porém leva menos tempo.

Com as berinjelas, Paola divide-as no meio, faz cortes diagonais na polpa, tempera com azeite e sal e leva para assar sem cobrir.

Enquanto isso, ela aproveita o pescoço e as patas do frango e os talos e as cascas dos legumes para preparar um caldo: coloca tudo em uma panela, cobre com água, acrescenta sal e deixa ferver.

Lombo e carne moída

As duas proteínas são bem fáceis de preparar. Paola tempera o lombo (cortado em cubinhos) com gengibre fresco ralado, pimenta dedo-de-moça, molho de soja e óleo de gergelim. Ela prefere deixar a carne crua em um pote dentro da geladeira para fritar apenas na hora de comer, mas você pode preparar previamente para que ela dure mais.

Por fim, a chef tempera a carne moída com azeite, cebola, alho e sal e refoga. Você pode usar um pouco de molho de tomate também.

Na hora de montar

É só usar a criatividade! Lembre-se apenas de colocar uma fonte de carboidrato, uma de proteína, um grão e os legumes em cada marmita.

Paola dá algumas ideias para acrescentar sabor na hora de comer: temperos como curry e páprica defumada vão muito bem em uma maionese, e um vinagrete com limão e azeite ajuda a transformar o prato. “Lembrem-se da acidez: suco de limão fresco, pimenta e azeite fazem os pratos brilharem, sobretudo aqueles que você irá reaquecer. Então, uma verdura reaquecida, bem dourada, caramelizada, com um pouco de coalhada, limão, coentro e pimenta, cresce muito e sai da monotonia”, ela explica.

Para finalizar, Paola Carosella monta alguns exemplos de marmitas:

  • Arroz, grão-de-bico, couve-flor, cebola assada, berinjela — na hora de comer, você pode incrementar com ricota, manjericão e molho tahine;
  • Salada de folhas, berinjela, carne moída, um pouco de coalhada, azeite, coentro, sal e limão;
  • Já o frango pode ser desfiado e acrescentado em uma canja com legumes, batata, arroz e grão-de-bico.

Leia também: Jade Picon mostra sua marmita em dia de gravação. Veja ideias!

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.