Mão de buda: O que é e 7 benefícios da fruta pouco convencional

Alimentação Bem-estar
08 de Abril, 2024
Mão de buda: O que é e 7 benefícios da fruta pouco convencional

Não se engane pela aparência um tanto quanto esquisita desta frutinha. A mão de buda, de nome científico Citrus medica var. Sarcodactylis, tem um sabor bem agradável, que mistura o doce e o cítrico. Seu cheiro também conquista: na Ásia, é bastante utilizada para a fabricação de aromatizantes naturais.

Ela não possui sementes e contém com uma polpa branca e pouco suculenta. Além disso, seu formato de tentáculos alongados e amarelos lembram uma mão humana — por isso, chineses e indianos gostam de apreciá-la em cerimônias religiosas (justamente por parecer um símbolo muito importante para a cultura budista). Sua casca vai muito bem em receitas doces. Já o recheio, por outro lado, pode servir para incrementar saladas e pratos refrescantes.

Leia também: Saião: Benefícios e como consumir a planta

Mas não para por aí. A mão de buda apresenta muitos benefícios para o organismo humano. Conheça alguns:

Benefícios da mão de buda

mão de buda
Doce feito com mão de buda

1 – A mão de buda é boa para o colesterol

A planta carrega uma substância chamada pectina, que evita a disposição de gordura no interior das artérias, ajudando a controlar os níveis de colesterol no sangue — e reforçando a saúde do coração.

2 – Equilibra a pressão sanguínea

A mão de buda produz um álcool com efeito vasodilatador (relaxa os músculos internos dos vasos sanguíneos, “alargando-os”). Desse modo, há a melhora da circulação sanguínea e a diminuição da pressão arterial.

Leia também: Alecrim-pimenta: Para que serve, como usar e benefícios

3 – Ajuda a tratar problemas respiratórios

Por ter óleos essenciais com ações antioxidante e expectorante, a fruta ajuda a prevenir bronquites, sinusites, gripes, resfriados e o acúmulo de secreção nas vias respiratórias.

4 – Reforça a imunidade

Fornece boas quantidades de vitamina C e outros compostos antioxidantes. Juntos, esses nutrientes são capazes de combater a ação dos radicais livres no corpo, melhorando o funcionamento do sistema imunológico e prevenindo o envelhecimento precoce.

5 – Alivia desconfortos menstruais

Dê adeus para a cólica, para o mau humor e para o fluxo intenso. Isso porque a mão de buda pode te ajudar a sumir com os problemas relacionados ao ciclo menstrual por ser anti-inflamatória.

6 – Mão de buda é rica em fibras

As fibras, ingredientes naturais de frutas, hortaliças e cereais, melhoram a vida em diversos aspectos e combatem uma série de doenças. Elas ajudam, por exemplo, a manter o bom funcionamento do intestino, reduzem naturalmente o colesterol LDL e, sim, fazem com que você se sinta mais satisfeito por mais tempo. Dessa maneira, dietas ricas em fibras também têm sido associadas a taxas mais baixas de câncer de cólon.

Leia também: Suco de quiabo: Como fazer, beneficios e contraindicações

7 – Auxilia a digestão

Por fim, mas não menos importante, a plantinha também é utilizada para aliviar problemas gastrointestinais — como prisão de ventre, diarreia e inchaço. Isso porque ela tem propriedades que combatem possíveis inflamações na mucosa do estômago e nos músculos intestinais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor