Chá para cólica do bebê: Conheça as melhores opções

15 de junho, 2021

Os episódios de cólica são comuns nas primeiras semanas de vida dos bebês. Choro, dores, gritos e contrações indicam o momento da crise, que pode ser causada por ingestão de ar durante a amamentação ou intolerância a algum alimento consumido pela mamãe. Assim, o chá para cólica do bebê pode funcionar como um verdadeiro aliado desse desconforto. 

O incômodo é temporário e faz parte do desenvolvimento da flora intestinal. Mas, mesmo sabendo do que se trata, os pais costumam ficar aflitos tentando oferecer um alívio imediato para o recém-nascido. Ou seja, vale mudar de posição, fazer compressa, massagem e até movimento nas perninhas.

Os sintomas podem durar até três horas, por isso é importante manter a calma e revezar os cuidados se for preciso. Além disso, os episódios começam a diminuir depois da sexta semana, mas até lá é possível lançar mão de algumas ervas para acalmar o bebê e evitar episódios de dor intensa. 

Os chás são indicados apenas para os pequenos que já tomam mamadeira. No caso dos recém-nascidos, a mãe deve tomar e o alívio chegaria através do leite materno.

De acordo com Vivian Berkowitz, nutricionista funcional integrativa, o preparo deve ser por infusão. Ou seja, imerso em água quente para um maior aproveitamento das propriedades terapêuticas. “Primeiro abafa, deixa descansar de 5 a 10 minutos, depois é preciso coar. Além disso, é possível misturar duas ou mais ervas”, ensina.

Chá para cólica do bebê: Conheça as melhores opções

Chá de camomila

Antiespasmódica e levemente sedativa, ajuda a aliviar a cólica e a acalma o bebê 

Preparo: 2 col (cha) para 200ml de água quente 

Chá para cólica do bebê: Chá de erva doce

O chá de erva doce é um dos mais populares e, isso se deve não apenas ao seu sabor e aroma. É graças também às propriedades benéficas para a saúde. A erva doce é aromática de sabor agradável. Assim, suas principais propriedades são potássio e a vitamina C, um mineral essencial e uma vitamina poderosa, respectivamente. Não só, é rica em vitamina A e outros minerais. 

Além disso, a erva doce conta com ácido málico. Ou seja, esta substância é um ácido derivado de alimentos de origem vegetal e as formas de sais de ácido málico, conhecidos como malatos ajudam no processo de produção de energia intracelular. Assim, o ácido málico pode ser usado para melhorar as funções digestivas do estômago.

Muitas vezes, a erva doce é confundida com o funcho e o anis-estrelado. Mas, são plantas diferentes e com propriedades diferentes.

Antiespasmódica e calmante

Preparo: 1 col (chá) para 200ml de água quente 

Chá de louro

Atenua as cólicas e estimula a digestão

Preparo: 1 folha de louro para 200ml de água quente 

Chá para cólica do bebê: Lavanda

Antiespasmódica e relaxante

Preparo: 1 col (sopa) para 500ml de água quente 

Chá de funcho

Melhora a digestão e reduz a formação de gases

Preparo:  1 col (chá) para 1 xícara de água quente 

Chá para cólica do bebê: Cominho

Melhora a digestão e reduz a formação de gases
Preparo: 1 col (sopa) de folhas ou 1 col (chá) de sementes para 200ml de água quente.

Leia também: Método BLW: Como aplicá-lo na introdução alimentar dos bebês

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.