Magnésio é indicado para quem tem dificuldade para dormir

Bem-estar Sono
21 de Janeiro, 2021
Bárbara Shibuya Alves
Revisado por
Enfermeira • Coren-SP 752311
Magnésio é indicado para quem tem dificuldade para dormir

O magnésio é um importante mineral que cumpre diversas funções no corpo, inclusive ajudando no combate à insônia, sendo assim, ele é indicado para quem tem dificuldade para dormir.

Segundo a Associação Brasileira do Sono, um a cada três brasileiros sofre com a insônia. O distúrbio tem como sintomas a incapacidade de adormecer e de ter um período de sono ininterrupto, ou seja, torna-se comum acordar várias vezes durante a noite (e demorar para cair no sono de novo). 

Leia também: Magnésio: quem deve (e como) suplementar?

Magnésio x dificuldade para dormir

O magnésio atua em mais de 600 células do corpo humano. No que diz respeito a suas funções, ele está principalmente ligado ao metabolismo dos carboidratos, lipídeos, proteínas e eletrólitos, por meio da ativação de enzimas. Ainda, é excelente para a saúde cardiovascular e atua no controle da glicemia (nível de açúcar presente no sangue).Porém, também ajuda a combater a dificuldade para dormir.

Em resumo, o magnésio aumenta a qualidade do sono, pois promove o aumento da síntese de neurotransmissores como a serotonina (“hormônio” da felicidade”), assim, causando maior sensação de relaxamento, combatendo o estresse, bem como sintomas da ansiedade e da depressão. Não só, controla a pressão arterial, previne a inflamação e alivia dores e incômodos diversos, como as dores de cabeça e as enxaquecas. Esses são outros fatores que também favorecem a qualidade do sono.

Um estudo realizado na Universidade de Estudos Médicos de Shahid Beheshti, no Irã, confirmou que a suplementação de magnésio pode ter um efeito realmente notável no combate à dificuldade para dormir. Em suma, o estudo analisou a qualidade do sono de 46 voluntários idosos – a chegada da terceira idade pode ser acompanhada da queda na qualidade do sono. Então, os participantes do estudo foram divididos em 2 grupos: uma metade recebeu placebo e a outra, uma dose diária de 500 miligramas de magnésio. O estudo durou 2 meses.

Por fim, o grupo que recebeu a suplementação de magnésio teve uma melhora significante na qualidade do sono. Contudo, vale ressaltar que a suplementação de magnésio, assim como de qualquer outro mineral ou vitamina, deve ser individual e aconselhada por um profissional de saúde.

Magnésio x dificuldade para dormir: Quais alimentos consumir

Sementes

As sementes são oleaginosas e, essencialmente, são ricas em gorduras boas, como o ômega-3 e, não só, são boas fontes do mineral em questão. Assim, algumas sementes ricas em magnésio são: 

Não só, amêndoas castanhas, como a de caju e do Pará, também são fontes do mineral. Mais, o grão de soja é uma boa opção. 

Leia mais: 7 lanchinhos para comer antes de dormir que ajudam no sono

Folhas verdes

Certamente, folhas verdes são uma excelente adição a qualquer dieta (emagreça com o Tecnonutri) e isso se deve à riqueza de boas propriedades. Entre essas propriedades, o magnésio deve ser destacado. Dessa forma, algumas folhas verdes especificamente se destacam por sua abundância nesse mineral:

Banana

banana é comumente associada à grande quantidade de potássio, outro mineral essencial. Entretanto, ela também é rica em magnésio. Por isso, consumi-la faz-se muito importante, a fim de adequar a ingestão necessária desses minerais tão importantes para a saúde. 

Ainda, outras frutas também são ricas em magnésio, por exemplo, figo abacate.

Salmão

Frequente e corretamente associado ao ômega-3, o salmão não é apenas fonte de gordura boa e proteína, mas de magnésio também. Sendo assim, esse peixe é uma boa opção para quem busca aumentar sua ingestão desse mineral tão importante. 

Leia mais: Motivos para comer salmão com mais frequência

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado