Eletrólitos: Benefícios e em quais alimentos encontrar

Alimentação Bem-estar
21 de Janeiro, 2020
Eletrólitos: Benefícios e em quais alimentos encontrar

De consumo comum entre os atletas, os eletrólitos são minerais responsáveis pelo transporte de água no organismo. Essencialmente, eles atuam no corpo levando a água para dentro das células, além de organizar os impulsos nervosos. Esses impulsos são, por exemplo, a movimentação dos músculos, bem como o funcionamento dos órgãos.

Os eletrólitos são mais encontrados em bebidas esportivas e barras energéticas. Contudo, esses produtos industrializados podem conter açúcares adicionados.

Mas, a boa notícia é que há outra maneira de reabastecer os eletrólitos que o corpo precisa: comer alimentos saudáveis ​​e integrais. Confira, a seguir, os principais eletrólitos que precisam de reposição. E como substituí-los: 

Alimentos ricos em eletrólitos

Picles e outros fermentados

Eletrólito presente: sódio

Um exemplo de eletrólito é o sódio, um sal mineral essencial para o corpo humano. Alguns alimentos ricos no ingrediente são, por exemplo, o picles e demais fermentados

O sódio costuma ser presente em alimentos industrializados. Porém, ele é encontrado na natureza e não é maligno quando consumido em moderação Ao contrário, ele pode, sim, ser benéfico à saúde.

Ele é responsável por diversas funções, entre elas, a mais importante: juntamente com o potássio, ele equilibra a quantidade de água no organismo.

Outra opção de fonte de sódio é o salsão, muito usado em receitas de sucos, conhecidos por seu poder emagrecedor. 

Leia mais: Alimentos processados campeões de sódio

Abacate

Eletrólito presente: potássio

Outro eletrólito é o potássio, que é abundantemente encontrado no abacate. O nutriente é crucial em qualquer dieta. Assim, investir em uma alimentação rica no mineral é essencial para a manutenção da força muscular, o bom funcionamento da função nervosa e até a saúde do coração. 

A indicação de consumo é de 4700 mg por dia. Porém, quem não consegue chegar nessa quantidade pode sofrer de fadiga, cãibras musculares, palpitações cardíacas e tonturas.

Demais alimentos ricos nesse mineral são: banana, melão, batata doce, damasco seco, espinafre, abóbora e feijão preto. 

Leia mais: Quer diminuir o colesterol? Coma abacate

Lentilha 

Eletrólito presente: magnésio

A leguminosa é uma excelente fonte de magnésio, outro eletrólito. Não só, é rica em potássio. 

O magnésio, em conjunto com a vitamina B6, também presente na lentilha, forma uma combinação que pode ajudar na produção de serotonina, proporcionando a sensação de bem-estar. Outro alimento rico em magnésio é a carne de frango

Leite

Eletrólito presente: cálcio

Por fim, o cálcio. Este eletrólito é encontrado em grande quantidade no leite, bem como nos laticínios. Da mesma forma, leite e derivados são recheados com potássio e sódio, outros eletrólitos essenciais para a saúde. Além disso, devido ao cálcio de sua composição, o leite é popularmente conhecido por fortalecer os ossos.

Leia também: Leite é low carb?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia