Leite é low carb?

2 de outubro, 2019

Quem segue uma dieta low carb pode ter dúvidas dos alimentos que são liberados e proibidos, e um deles é o leite. Sabemos que a bebida é fonte riquíssima de cálcio, mas será que leite é low carb?

A essência da dieta low carb é, basicamente, consumir pouco carboidrato a ponto de aumentar a queima de gordura do corpo para obter energia. 

Para provocar esse efeito no organismo, recomenda-se a ingestão de 5% a 10% das calorias diárias em carboidratos – inferior a 20 gramas – e, em vez disso, a ingestão moderada de proteína e gordura.

Um dos objetivos da dieta low carb é não gerar picos de insulina no organismo, por isso é aconselhado o consumo de carboidratos de absorção lenta. Dessa forma, o organismo queima a gordura disponível no corpo e impede a produção de novas células de gordura. 

Leita também: Porque emagrecer fica mais difícil com a idade

Mas, leite é low carb? 

Na verdade, o leite não é compatível com a dieta low carb, pois ele contém lactose, um açúcar do leite, que contém … carboidratos. 

Uma xícara de leite contém 12 gramas de carboidratos líquidos, o que consome mais da metade da ingestão diária de carboidrato recomendada no protocolo da dieta. 

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Algum tipo de leite é low carb?

O leite de amêndoa e o leite de coco são duas alternativas válidas nesse plano alimentar.

Uma xícara de leite de amêndoa sem açúcar tem 1,4 gramas de carboidratos líquidos, 1,4 gramas de proteína e 2,7 gramas de gordura.

Dependendo da marca, o leite de coco sem açúcar (do tipo que vem em uma caixinha) possui 1 grama de carboidratos líquidos por xícara, sem proteína e 4,5 gramas de gordura.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.