Língua branca: saiba tudo sobre esse sintoma
A língua saburrosa, conhecida popularmente como língua branca, nada mais é que uma camada espessa, áspera e de cor esbranquiçada que pode cobrir toda a superfície da língua. Mas, a princípio, essa condição não representa um problema grave, embora seja um dos principais agentes da halitose, o famoso mau hálito.
Causas da língua branca
A língua é cheia de saliências – as chamadas papilas, responsáveis pelo paladar dos alimentos e bebidas que ingerimos – onde facilmente se acumulam muitos resíduos de comida, células mortas, muco, saliva, fungos e bactérias. É justamente o excesso desses micro-organismos na região que costuma criar a placa branca.
Isso significa que a língua branca é, então, um sintoma desencadeado por diversos fatores e não uma doença. O agente mais comum é a falta de higiene bucal adequada. “Mas algumas doenças, como candidíase, sífilis e diabetes, podem também ser uma das causas”, detalha André Hayato, coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera de Osasco (SP).
O quadro pode ainda acometer ou potencializar a saburra pessoas que apresentam um sistema imune mais debilitado, assim como bebês, idosos e pacientes com doenças autoimunes, a exemplo de lúpus, HIV e líquen plano. Além disso, alimentos que queimam a boca ou bebida quente, jejum prolongado e irritação por consumo de álcool ou fumo podem originar a língua branca.
Como tratar a língua saburrosa
“O principal tratamento da língua branca é a boa, correta e cuidadosa higiene oral, principalmente a higiene lingual com os instrumentais, jatos de água específicos e substâncias ou medicamentos corretos indicados por um profissional odontológico”, avalia Fernando Tai, cirurgião dentista.
O ideal é escovar os dentes e a língua pelo menos duas vezes ao dia utilizando uma escova de cerdas macias e creme dental. Também é possível usar um raspador de língua, acessório que consegue remover a placa acumulada na superfície de uma maneira mais fácil.
A recomendação vale para todas as pessoas, sobretudo nos casos em que a situação é assintomática e temporária. “Mas, uma vez que a língua saburrosa esteja associada a uma causa subjacente, o tratamento adequado vai variar. Por exemplo, se a causa da sua língua branca é a candidíase, você precisará tratar a infecção fúngica primeiro. De maneira geral, removê-la com escovação ou por um profissional é o indicado”, explica André.
Além disso, o coordenador sugere a manutenção de um estilo de vida saudável com consumo de frutas, verduras e vegetais, bem como não fumar. “E, claro, visitar um cirurgião dentista regularmente.”
Complicações da língua branca
Em geral, a língua branca costuma retornar à condição de normalidade com o tempo, mesmo sem tratamentos específicos. No entanto, se a pessoa demorar a procurar um dentista, o diagnóstico da sua real causa, que pode ser uma doença mais séria, será mais demorado, trazendo prejuízos ao paciente.
“A remoção da saburra lingual é muito importante, pois, caso contrário, pode haver mais chance de inflamações, como gengivite, por exemplo. Nos casos mais graves, os micro-organismos presentes na saburra podem chegar à orofaringe. Como consequência, podem se espalhar para outros locais do corpo com mais facilidade, podendo trazer graves complicações”, adverte Caio Borelli Zeller, cirurgião dentista.
Fernando também destaca a importância da saúde bucal lembrando os resultados de um estudo realizado no Brasil com 152 pacientes internados em UTIs. “Em 100% dos casos tinha língua branca, podendo causar um aumento exponencial e expressivo nas complicações durante o período de internação.” Por isso, é interessante encarar o sintoma como um alerta. “Lembre-se: a saúde começa pela boca”, finaliza o especialista.
Fontes: André Hayato, coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera de Osasco (SP) e Fernando Tai, cirurgião dentista.