Por que você não deveria deixar de comer frutas na dieta low carb

Alimentação Bem-estar
10 de Fevereiro, 2022
Por que você não deveria deixar de comer frutas na dieta low carb

A essência da dieta low carb é, basicamente, consumir pouco carboidrato a ponto de usar o estoque de gordura do corpo como combustível. Portanto, para provocar esse efeito no organismo, recomenda-se a ingestão de 5% a 10% das calorias diárias em carboidratos – mas o volume pode variar. E como as frutas são fontes desse macronutriente, muita gente deixa de consumi-las na dieta low carb.

Contudo, você não precisa (e nem deveria) deixar esses alimentos de lado. Afinal, eles são ricos em fibras e nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Entenda melhor:

Frutas na dieta low carb

Como já explicado anteriormente, dieta low carb é baixa em carboidrato, e não zero. Ou seja, você pode consumir o macronutriente, desde que ele não exceda a quantidade diária recomendada. “As frutas poderão integrar uma dieta com baixo carboidrato, desde que a carga total deste macronutriente ajude a pessoa a alcançar os objetivos”, explica a nutricionista Dayse Paravidino.

De acordo com a especialista, geralmente, a metodologia permite até 200g de carboidratos por dia (o que pode variar de pessoa para pessoa). Por isso, apostar em uma porção ou outra de frutas pode ser vantajoso. “As frutas são nutritivas, saborosas e de fácil inclusão no cardápio, constituindo boas fontes de carboidrato que são importantes para o controle eletrolítico do corpo (assim como o sal), evitando cãibras e a sensação de frio”, complementa.

E a melhor forma de escolher as porções certas de cada alimento é contando com a ajuda de um profissional, é claro.

Leia também: Quantas bananas posso comer por dia? Especialista responde

Melhores opções

Dayse Paravidino afirma que algumas frutas são mais indicadas porque elas concentram menos carboidratos. São:

Por outro lado, banana, açaí, caqui, manga, uva e pera estão entre as que mais carregam o macronutriente. Mas isso também não quer dizer que sejam proibidas — apenas que você deve prestar mais atenção à quantidade de carboidrato consumida ao longo do dia se ingerir alguma delas.

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!