Frutas típicas do verão e seus benefícios nutricionais

Alimentação Bem-estar
11 de Dezembro, 2023
Frutas típicas do verão e seus benefícios nutricionais

A estação mais quente do ano começa no dia 21 de dezembro, e vai até o dia 21 de março. Além de ir à praia e tomar bastante sol, outra forma de aproveitar é atentar-se às frutas típicas do verão ao ir às compras no supermercado — afinal, além de ficarem mais baratas nesse período, elas trazem inúmeras vantagens.

Desse modo, aproveitar os alimentos sazonais é um cuidado que beneficia a sua saúde, o meio ambiente e também o seu bolso. As frutas da estação sempre estarão mais baratas, além disso, as condições climáticas ideais fazem com que os alimentos se desenvolvam mais, tenham uma maior quantidade de nutrientes e sejam menos custosos ao meio ambiente.

Frutas típicas do verão

Abacaxi

“O abacaxi é rico em vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, e B9). Além disso, a fruta contém minerais essenciais para a saúde, como manganês, magnésio e potássio”, explica a nutricionista Dani Borges.

Frutas típicas do verão: Carambola

Quem pensa que só a laranja tem vitamina C, ainda não conheceu a composição da carambola. Essa fruta apresenta grande concentração de vitaminas C, A e as do complexo B.

Coco verde

Outra fruta do verão rica em vitaminas A e C é o coco verde. Além disso, a água de coco pode ser considerada um isotônico natural, indicada para auxiliar na recuperação dos músculos após a prática de exercícios intensos.

Leia também: Afinal, como fazer o vale-refeição durar o mês inteiro?

Figo

De acordo com a nutricionista Dani Borges, o figo é rico em vitaminas A, B1, B2, K, E, além de minerais como potássio, cálcio, ferro e fósforo.

Frutas típicas do verão: Framboesa

A framboesa é rica em vitaminas C, A e B6, e também em antioxidantes. “Os antioxidantes agem no combate ao envelhecimento das células, previnem o aparecimento de doenças degenerativas e também colaboram com o funcionamento saudável do sistema cardiovascular”, pontua a especialista.

Fruta do conde

“Essa fruta é rica em vitaminas do complexo B (como B1, B2, B3), vitamina C e minerais como ferro, fósforo e cálcio”, destaca.

Mamão

O mamão é rico em fibras e vitaminas A, C e do complexo B. Ademais, possui os sais minerais ferro, cálcio e fósforo.

Frutas típicas do verão: Uva

O consumo regular de uva é benéfico ao coração, além disso, seus nutrientes ajudam a controlar o açúcar no sangue e são benéficos para a visão. Dentre seus nutrientes estão: vitaminas A, C, E e K e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Leia também: Afinal, posso fazer jejum intermitente todos os dias?

Maracujá

O maracujá contém vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio.

Frutas típicas do verão: Melancia

O suco de melancia é diurético e, por isso, ótimo para ajudar no processo de emagrecimento saudável. Sem contar que fruta é rica em vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Nectarina

A nectarina contém vitaminas A, C e do complexo B. Por fim, outros nutrientes presentes nela são minerais como cálcio, potássio, ferro e fósforo.

Laranja-pera

De acordo com a nutricionista Dani Borges, a laranja-pêra contém vitamina C e minerais como cálcio, potássio, sódio e fósforo.

Benefícios de consumir as frutas típicas do verão

  • Menor preço: A maior oferta na época natural da colheita reduz o preço final.
  • Mais sabor e nutrientes: Alguns produtores utilizam técnicas e adubos orgânicos que permitem ampliar o período de produção sem alterar a qualidade final do alimento. Porém, o mais comum é que a produção seja ampliada com o uso de fertilizantes químicos. O problema é que esse processo artificial aumenta o teor de água dos alimentos, reduz o valor nutritivo e parte do sabor. Além disso, no longo prazo, provoca o empobrecimento do solo.
  • São mais sustentáveis: quando respeitada a sazonalidade da produção, o agricultor pode alternar a produção conforme o clima, o que oferece uma variedade de nutrientes ao solo. Com isso, as frutas da estação podem ser produzidas na própria região, com clima apropriado. Isso também reduz o impacto ambiental do transporte de alimentos de outras regiões (e o custo também!).

Fonte: Dani Borges, nutricionista do Rio de Janeiro.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor