Dieta saudável: Como preparar um cardápio para emagrecer

15 de outubro, 2021

Muita gente confunde, mas seguir uma dieta saudável não significa, necessariamente, passar fome ou ter gaandes restrições no cardápio. Ainda mais em tempos de epidemia de coronavírus, que tanto se comenta sobre a importância de consumir refeições balanceadas a favor da imunidade. Porém, sem adotar uma dieta drástica para não eliminar grupos de alimentos inteiros ou passar muitas horas sem comer. 

Assim, existem dicas de como manter uma dieta saudável simples que você pode seguir por toda a vida, especialmente no período de isolamento. Confira: 

Dieta saudável: Saiba como se alimentar bem

Invista em frutas e vegetais

Comer um arco-íris de frutas, legumes e verduras oferece uma série de benefícios, incluindo proteção contra câncer, doenças cardíacas e os efeitos do envelhecimento. A pirâmide alimentar recomenda um total de nove porções de frutas e vegetais. No entanto, para simplificar, vale praticar a regra dos 50%. Tente ter metade do seu prato de almoço e jantar coberto de vegetais. Isso não apenas ajudará a melhorar a nutrição, como também trabalhará a favor do emagrecimento.

Leia também: Dieta balanceada: Afinal, o que isso significa?

Corte as bebidas artificiais

Refrigerante é essencialmente água com açúcar, que traz um soco calórico. O refrigerante diet, embora com zero calorias, também calcula zero valor nutricional, além de adoçantes e corantes. E suco de frutas de caixinha, embora mais saudáveis ​​que o refrigerante, contêm o mesmo número de calorias. 

A escolha mais saudável? Opte por água. Oito copos são recomendados por dia, mas se você odeia beber água pura, tente saborizá-la com hortelã e limão. Chá e café sem açúcar são também boas opções.  

Coma mais fibras para ter uma dieta saudável

A fibra não apenas pode mantê-lo saciado por mais tempo, mas também pode ajudá-lo a perder peso. Uma maneira fácil de comer mais saudável e colocar mais fibras em sua dieta é trocar o pão branco por grãos integrais. Ao ler a lista de ingredientes no pão, por exemplo, verifique se o primeiro ingrediente é grãos integrais. Pois, os grãos integrais trabalham juntos para prevenir doenças e também podem ajudar a manter um peso saudável.

Escolha a gordura certa

A gordura monoinsaturada, encontrada no azeite, nozes e abacates, ajuda a metabolizar a gordura corporal e a reduz o colesterol LDL (o tipo ruim), enquanto aumenta o colesterol HDL (o tipo bom).

Esses alimentos incluem:

  • Oleaginosas (amêndoas, castanha de caju, amendoim, nozes)
  • Óleos vegetais (azeite, óleo de amendoim)
  • Manteiga de amendoim e manteiga de amêndoa
  • Abacate

Controle o tamanho das porções

Para manter uma alimentação saudável e equilibrada é preciso consumir todos os grupos alimentares – proteínas, carboidratos, gorduras e, claro, frutas e verduras. Mas só isso não basta, já que é importante também conhecer e respeitar as quantidades ideais de cada grupo. 

Assim, cada um deve controlar as porções dos alimentos que ingere ao longo do dia. Também é bom ficar de olho no excesso de itens como manteiga, óleo, molhos de salada e condimentos.

Dieta saudável: Prefira comida de verdade

Por fim, para manter uma alimentação saudável, priorize refeições compostas por comida de verdade, como feijão, batata, carne, frango, peixe, ovo, verduras, legumes, frutas, grãos, cereais e iogurte natural. Portanto, fuja de alimentos industrializados, que são cheios de açúcar, gorduras, sódio e muitas vezes não saciam a fome por tempo prolongado e nem nutrem o corpo.  

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