Saliva: O que é e por que ela é importante para a saúde

Saúde
03 de Dezembro, 2021
Saliva: O que é e por que ela é importante para a saúde

A saliva é um dos milhões de mecanismos do nosso corpo e não existe por acaso. O líquido é produzido pelas glândulas salivares espalhadas pela língua, pela boca e pelas bochechas, e além disso, possui diversas funções que protegem a nossa saúde. Veja quais:

Para que serve a saliva?

A principal finalidade da saliva é ajudar na assimilação do sabor das refeições. Ela é um canal que facilita o contato da comida com as papilas gustativas, responsáveis por sentirmos o gosto de cada tipo de alimento. Se não tivéssemos um “condutor” para as papilas, seria mais difícil ter uma refeição gostosa. Além disso, o líquido é fundamental, pois:

  • Previne acidentes: a saliva atua como um mecanismo de defesa no processo de digestão, pois evita o risco de nos engasgarmos ao comer um alimento seco (uma paçoca, por exemplo);
  • Protege a saúde bucal: a saliva possui diversos componentes, sendo a proteína um dos principais agentes de proteção. O nutriente ajuda na defesa e na eliminação de bactérias que podem prejudicar a saúde, sobretudo a bucal;
  • Ajuda na digestão: as enzimas presentes na saliva preparam o alimento durante a mastigação e facilitam o processo digestivo. Por isso que o conselho de mastigar bem os alimentos é fundamental;
  • Sinaliza possíveis problemas de saúde: alguns exames são feitos por meio da análise da saliva, como o teste de HIV e câncer bucal.

Leia também: Aparelho dentário: Quando usar, tipos e cuidados

Curiosidades

  • Um indivíduo com boa saúde pode produzir até 600 mL de saliva por dia;
  • Ficar com a boca seca pode ser sinal de desidratação ou muito tempo sem comer. Por isso, mantenha a hidratação em dia, faça as refeições nos horários corretos e mastigue um chiclete ou bala para estimular a produção de saliva.

Além das diversas funções citadas aqui, a saliva possui eletrólitos em sua composição, capazes de proteger o esmalte dos dentes. A barreira criada pelo mineral pode dificultar o aparecimento de cáries, mas isso não descarta a necessidade e importância da higiene bucal assídua, o.k.?

Fonte: Dr. Márcio Ramos, dentista, CEO da I Rio, no Rio de Janeiro/RJ e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) e da Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro (AORJ). CRO 15.032 RJ.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte

Reynaldo Gianecchini
Saúde

Reynaldo Gianecchini revela diagnóstico de doença autoimune

A síndrome de Guillain Barré causa fraqueza e dificuldades para mover os braços e as pernas