Vontade de beliscar entre as refeições: Como controlar?

Alimentação Bem-estar
24 de Março, 2021
Vontade de beliscar entre as refeições: Como controlar?

A vontade de beliscar entre as refeições é comum, mas pode não ser saudável, mas se cedemos à ela em excesso, ela pode causar ganho de peso. Além disso, é importante entender o motivo pelo qual sentimos fome mesmo depois de já ter comido e entender também como evitar isso.

Basicamente, a fome em excesso pode ser causada por mudanças no humor, ainda mais em meio à pandemia. Não só, descontroles hormonais podem causar esse comportamento.

Por que sentimos vontade de beliscar entre refeições?

A fome que sentimos entre as refeições pode ser resultado de uma alimentação pouco saudável e nutritiva. Nesse caso, o corpo não sente saciedade e, por isso, pede por mais comida pouco tempo depois da última refeição.

Além disso, consumir mais alimentos ricos em fibras, bem como beber mais água, podem ser boas maneiras de controlar melhor o apetite.

Leia também: Por que você come quando está sem fome?

Como evitar o excesso de fome e a necessidade de beliscar entre refeições

Tenha hábitos mais saudáveis

A princípio, a fome em excesso pode ser um efeito de muitas coisas. Por isso, ter hábitos melhores pode ser o primeiro passo, pois a rotina que levamos afeta não só nossa saúde física, mas mental e emocional também. Sendo assim, se por acaso a fome for por distúrbios de humor, por exemplo, hábitos melhores podem ajudar.

  • Inclua a prática de exercício físico na rotina
  • Beba mais água
  • Evite situações de estresse

Inclua mais fontes de fibras na dieta

Ainda, incluir mais alimentos ricos em fibras na dieta pode ser uma ótima forma de controlar a fome. Basicamente, esse tipo de alimento promove uma sensação mais longa de saciedade. Sendo assim, evita o excesso de fome ao longo do dia e previne a vontade de beliscar entre as refeições. Algumas boas fontes de fibras são as frutas, os cereais, os grãos e os legumes, por exemplo. Ainda, os alimentos probióticos também são recomendáveis.

Leia mais: Alimentos que controlam o hormônio da fome

Não coma mais do que seu corpo aguenta

Não só, não é incomum comer exageradamente – a famosa “gulodice”. No entanto, comer em excesso pode condicionar o corpo a sempre querer mais. Então, torna-se mais difícil controlar a fome. Por isso, recomenda-se parar de comer antes mesmo de se sentir cheio.

Não compre guloseimas

Por fim, um grande obstáculo para a alimentação saudável é a tentação que são as guloseimas. Por isso, é recomendável não comprar doces e alimentos ricos em açúcar quando for ao mercado. Dessa forma, é mais fácil evitar seu consumo no dia a dia.

Leia também: Como ir ao supermercado em segurança durante a quarentena

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!