Por que você come quando está sem fome?

10 de janeiro, 2020

É comum comer mesmo quando se está sem fome. Mas, afinal, por que fazemos isso?Com certeza, a comida faz a gente se sentir bem, é sempre uma delícia saborear nossos alimentos favoritos.

A fome pode ser explicada, essencialmente, pela ação dos hormônios, especialmente dois deles: a leptina e a grelina. Eles funcionam de modo que devem estar sempre equilibrados, assim, garantem nossa nutrição, mas evitam que comamos em excesso. É por isso, também, que eles estão ligados a episódios de compulsão alimentar. 

Por que é tão comum comer mesmo sem fome?

Antes mesmo de saber como evitar comer quando não sentimos fome, é importante entender o porquê de fazermos isso. Entenda.

Tédio

É muito comum que, quando entediados e procurando algo para ocupar o tempo, corramos para a comida, assim, comendo mesmo sem sentir fome. 

Leia também: Alimentação intuitiva: O que é e como seguir

Suprir sentimentos

Mais especificamente, quando tristes, ansiosos ou até mesmo felizes, acabamos comendo sem necessidade.

É importante entender que isso não é de todo ruim, ainda mais quando feito com moderação. Contudo, é preocupante quando torna-se um hábito, ou seja, algo corriqueiro e, portanto, deixa de ser algo saudável para ser um problema. Trata-se de um fome emocional.

Leia mais: Será que sua fome é emocional?

Como evitar comer sem fome

Se tudo fosse perfeito, com certeza comeríamos apenas quando sentimos fome. Porém, sabemos que não é bem assim.

O primeiro passo é identificar seu nível de fome antes de comer qualquer coisa. Assim, isso evitará excesso ou alimentação sem necessidade.

Também, após qualquer refeição, uma caminhada é indicada. Soa estranho? Pelo contrário, esse é um comportamento bastante simples: dessa forma, é estimulado que apreciemos a sensação de saciedade e, ainda mais, faça-se um leve e agradável exercício físico, especialmente no momento em que estamos cheios de energia – após a refeição.

Leia mais: Compulsão alimentar: Como identificar e controlar

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo