Proffee: Misturar proteína no café funciona?

Alimentação Bem-estar
18 de Novembro, 2021
Proffee: Misturar proteína no café funciona?

De tempos em tempos, a rede social TikTok traz uma nova tendência ligada à alimentação. Desta vez, o que tem dado o que falar é o proffee: misturar proteína (geralmente, o whey) no café matinal. Mas será que ele traz resultados?

A moda do proffee

O preparo é bem fácil e o resultado realmente parece delicioso: em um copo grande, coloca-se gelo (sim, a bebida é consumida gelada), metade dele de café (cerca de três xícaras daquelas de espresso), e a bebida proteica de caramelo — a maioria dos usuários coloca uma caixinha do líquido pronto, encontrado em supermercados, mas você pode preparar a sua a partir do pó, ou seja, adicionar um scoop de whey em 200ml de água (ou leite). Ao final, basta misturar tudo e beber!

Veja um exemplo:

Afinal, proffee é saudável?

Depende dos ingredientes que você escolher. Em um outro vídeo da mesma rede social, por exemplo, a médica naturopata Janine Bowring explica que as versões de bebida proteica prontas, que geralmente são encontradas em caixinhas, podem não ser a melhor opção.

“Algumas marcas carregam substâncias nada amigas da sua saúde. Como caseinato de cálcio, óleo de girassol (uma gordura poliinsaturada), sucralose, acessulfame de potássio e carragena. Todas elas são conhecidas por serem pró-inflamatórias ao intestino”, explicou.

Mas isso não quer dizer que o proffee não possa ser saudável, viu? Uma dica que a especialista dá é preparar o seu próprio líquido proteico para adicionar ao café: ela, por exemplo, coloca uma medida de whey protein isolado (ou seja, com quantidades mínimas de carboidratos) em 200ml de leite de amêndoas. Em seguida, mistura no café com gelo e pronto!

Vale, também, evitar adoçar com açúcar ou outros xaropes.

Leia também: Ingerir o pré-treino sem água: Moda do TikTok faz mal?

Vale a pena misturar proteína no café?

Garantir um reforço de proteínas pela manhã pode ser uma boa ideia. Isso porque a American Society of Nutrition explica que ingerir grandes quantidades do macronutriente à noite pode não ser tão eficaz com relação à absorção pelo corpo — além disso, a chance de o organismo armazenar esse nutriente em forma de gordura aumenta.

Contudo, melhor ainda é distribuir o consumo de proteína durante o dia. Uma pesquisa publicada no Journal of Nutrition concluiu, por exemplo, que os participantes que apostaram em volumes moderados do macronutriente três vezes ao dia tiveram maior síntese de proteína muscular (cerca de 25% maisr) do que aqueles que concentraram a substância antes de dormir.

Ou seja, se você já utiliza o whey no dia a dia e gosta de tomar um cafézinho pela manhã, o proffee é uma alternativa diferente e deliciosa para você (desde que preparado com os ingredientes corretos). Contudo, é sempre bom lembrar: consulte o seu nutricionista antes de incluir suplementos e receitas no cardápio.

Referências: Aubree Hawley, American Society of Nutrition; Protein, Its What’s for Breakfast; Dezembro de 2018. Disponível em: https://nutrition.org/protein-its-whats-for-breakfast/.

Mamerow MM, Mettler JA, English KL, Casperson SL, Arentson-Lantz E, Sheffield-Moore M, Layman DK, Paddon-Jones D; Dietary protein distribution positively influences 24-h muscle protein synthesis in healthy adults; Junho de 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4018950/.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!