Mel congelado, tendência do TikTok, pode causar diarreia e dores no estômago

Alimentação Bem-estar
04 de Outubro, 2021
Mel congelado, tendência do TikTok, pode causar diarreia e dores no estômago

A cada dia que passa, novos desafios e tendências são lançados nas redes sociais. Agora, parece que a moda é comer mel congelado — vários usuários da plataforma TikTok ensinam como fazer essa receita por lá. Contudo, apesar de trazer alguns benefícios para a saúde, se consumido em excesso, o alimento pode causar diarreia e alguns desarranjos intestinais.

Leia também: Usuários do TikTok estão fazendo água de alface para dormir. Funciona?

Mel congelado?

A onda leva o nome de desafio do mel, e está sendo compartilhada com a ajuda de diferentes hashtags: #FrozenHoneyChallenge, #FrozenHoneyTrend e #FrozenHoney, por exemplo, já somam milhões de curtidas e visualizações.

A ideia consiste em colocar o alimento em uma garrafinha de água, levar ao congelador e consumir logo em seguida, puro. A textura fica parecida com a de um caramelo, lembrando doces e guloseimas da infância. Contudo, há, ainda, quem misture o mel com corantes e aromatizantes artificiais para brincar com as cores e os sabores da receita.

As pessoas garantem que o mel congelado é delicioso — mas poucos alertam sobre suas consequências nada agradáveis.

Leia também: Ingerir o pré-treino sem água: Moda do TikTok faz mal?

Possíveis efeitos colaterais

A verdade é que os benefícios do mel para a saúde são bastante legítimos — afinal, ele não é composto apenas por calorias vazias. Ele contém flavonoides e ácidos fenólicos (antioxidantes poderosos), juntamente com minerais como o cálcio, que constrói os ossos, e o ferro, que combate a anemia.

Outra vantagem é que o mel é cerca de uma vez e meia mais doce que o açúcar, o que significa que você pode usar menos e ainda obter o mesmo gostinho doce. Ele ainda é rico em probióticos.

Contudo, é preciso saber que o consumo excessivo de mel está relacionado ao ganho de peso, ao diabetes e à cárie dentária. Isso porque uma única colher de sopa de mel fornece 17 gramas de açúcar – mais da metade da recomendação diária, de 24 gramas.

@juliedavisdds

#stitch with @averycyrus the truth about the frozen honey trend… #dentist #frozenhoney #bracestips

♬ original sound – Dr. Julie Davis

Além disso, há uma quantidade significativa de frutose no mel, açúcar conhecido por causar gases e inchaço. Por esses motivos, algumas pessoas que fizeram o desafio do mel congelado relataram o aparecimento de sintomas como diarreia e dores abdominais. Isso porque provavelmente elas consumiram muito mais mel do que apenas uma colher de sopa (que já é uma quantidade significativa).

Leia também: Alho no nariz para aliviar sinusite: Truque do TikTok não é recomendado

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dieta do óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Dieta do óleo de coco: o que é, riscos e cardápio

Na prática, os benefícios da dieta do óleo de coco estão em sua ação no organismo. Saiba mais

mulher correndo na esteira da academia. Ela usa um véu na cabeça
Bem-estar Movimento

Qual cardio queima mais calorias? Especialista responde

Corrida, bike, natação… Você já se perguntou qual tipo de cardio queima mais calorias? Profissional de educação física responde