Mel congelado, tendência do TikTok, pode causar diarreia e dores no estômago

4 de outubro, 2021

A cada dia que passa, novos desafios e tendências são lançados nas redes sociais. Agora, parece que a moda é comer mel congelado — vários usuários da plataforma TikTok ensinam como fazer essa receita por lá. Contudo, apesar de trazer alguns benefícios para a saúde, se consumido em excesso, o alimento pode causar diarreia e alguns desarranjos intestinais.

Leia também: Usuários do TikTok estão fazendo água de alface para dormir. Funciona?

Mel congelado?

A onda leva o nome de desafio do mel, e está sendo compartilhada com a ajuda de diferentes hashtags: #FrozenHoneyChallenge, #FrozenHoneyTrend e #FrozenHoney, por exemplo, já somam milhões de curtidas e visualizações.

A ideia consiste em colocar o alimento em uma garrafinha de água, levar ao congelador e consumir logo em seguida, puro. A textura fica parecida com a de um caramelo, lembrando doces e guloseimas da infância. Contudo, há, ainda, quem misture o mel com corantes e aromatizantes artificiais para brincar com as cores e os sabores da receita.

@caughtsnackin

We had to try this #frozenhoney trend 😍 🍯 #frozenhoneychallenge #recipesoftiktok

♬ Sweet psycho – Official Sound Studio

As pessoas garantem que o mel congelado é delicioso — mas poucos alertam sobre suas consequências nada agradáveis.

Leia também: Ingerir o pré-treino sem água: Moda do TikTok faz mal?

Possíveis efeitos colaterais

A verdade é que os benefícios do mel para a saúde são bastante legítimos — afinal, ele não é composto apenas por calorias vazias. Ele contém flavonoides e ácidos fenólicos (antioxidantes poderosos), juntamente com minerais como o cálcio, que constrói os ossos, e o ferro, que combate a anemia.

Outra vantagem é que o mel é cerca de uma vez e meia mais doce que o açúcar, o que significa que você pode usar menos e ainda obter o mesmo gostinho doce. Ele ainda é rico em probióticos.

Contudo, é preciso saber que o consumo excessivo de mel está relacionado ao ganho de peso, ao diabetes e à cárie dentária. Isso porque uma única colher de sopa de mel fornece 17 gramas de açúcar – mais da metade da recomendação diária, de 24 gramas.

@juliedavisdds

#stitch with @averycyrus the truth about the frozen honey trend… #dentist #frozenhoney #bracestips

♬ original sound – Dr. Julie Davis

Além disso, há uma quantidade significativa de frutose no mel, açúcar conhecido por causar gases e inchaço. Por esses motivos, algumas pessoas que fizeram o desafio do mel congelado relataram o aparecimento de sintomas como diarreia e dores abdominais. Isso porque provavelmente elas consumiram muito mais mel do que apenas uma colher de sopa (que já é uma quantidade significativa).

Leia também: Alho no nariz para aliviar sinusite: Truque do TikTok não é recomendado

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.