Como conservar frutas, verduras e legumes no verão

Alimentação Bem-estar Casa
30 de Setembro, 2021
Como conservar frutas, verduras e legumes no verão

As altas temperaturas do verão diminuem a vida útil de alguns alimentos. Seja porque as folhas são bem delicadas ou as cascas muito finas, parece que os vegetais amadurecem e estragam rapidamente, não é mesmo? Veja, então, como conservar frutas, verduras e legumes nessa estação do ano:

Leia também: Como congelar ervas e temperos: Salsa, coentro, hortelã, manjericão e outros

Como conservar frutas, verduras e legumes no verão

O primeiro passo é lavar bem todos os itens e deixá-los livres de bactérias ou outros micro-organismos que potencializam o processo de deterioração.

No caso das frutas, que costumam ser consumidas com a casca, o ideal é esfregá-las com uma esponja macia para não machucar a superfície. Os legumes, por outro lado, são mais resistentes e geralmente ficam sob o solo. Portanto, podem estar sujos de terra. Higienize-os bem com uma bucha mais resistente.

As folhas precisam ficar de molho em uma solução com água (aproximadamente um litro) e hipoclorito de sódio (uma colher de sopa) por pelo menos 10 minutos. Além disso, lembre-se de enxaguar depois desse processo para remover os resíduos do produto.

O grande segredo para garantir mais durabilidade de frutas, verduras e legumes é secar bem antes de armazenar. Portanto, deixe os alimentos em um escorredor e vá secando um por um com um pano de prato ou um papel-toalha para remover toda a umidade.

Leia também: Como higienizar frutas e vegetais

Como conservar melhor as frutas?

Uma boa dica é escolher bem os itens na feira. Desse modo, dependendo de quando você pretende consumi-los, vale até optar pelos mais verdes — e esperar que eles amadureçam em casa.

Maçãs e peras são as frutas que mais duram (de três a quatro semanas). Já framboesa, manga, figo, goiaba e abacate ficam até duas semanas na fruteira. Os ingredientes cítricos (laranja, abacaxi, limão e tangerina), devem ser ingeridos em até uma semana.

Atente-se às frutas mais sensíveis: mamão, morango, ameixa, uva e melão geralmente estragam em apenas cinco dias.

Leia também: Como escolher frutas, verduras e legumes?

Como conservar melhor as verduras?

Nesse caso, o melhor é comprar folhas mais grossas (repolho e couve), já que elas são mais resistentes tanto ao calor quanto à temperatura da geladeira. Ficam cerca de duas semanas na geladeira e até dois meses no congelador — portanto, vale considerar a opção.

Como conservar melhor os legumes?

A boa notícia é que os legumes costumam durar bem mais que as frutas e as verduras (de dois a seis meses sob refrigeração!) Considere, então, incluir na lista de compras mandioca, batata, cará, rabanete, beterraba e cenoura. Alho e cebola são melhores ainda para o calor: não precisam ser mantidos na geladeira.

Leia também: Prazo de validade de frutas e vegetais: Como saber?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!