Chá de cebola: Benefícios e como preparar

Alimentação Bem-estar
22 de Abril, 2020
Chá de cebola: Benefícios e como preparar

Se você é do tipo que busca remédios naturais quando está doente, já pode ter usado o chá de cebola para combater uma gripe ou resfriado. Devido à abundância de antioxidantes e vitaminas, a bebida costuma ser uma alidada de diversos problemas respiratórios e até mesmo para a garganta.

Entre as vitaminas presentes em sua composição, o chá de cebola é especialmente rico em vitamina A, B6 e vitamina C, que é favorável ao sistema imunológico. Além disso, ele é repleto de sais minerais essenciais para a saúde, como o ferro.

Fluidos quentes – como chá – podem ajudar a aliviar os sintomas e diminuir a congestão nasal. Portanto, embora o chá de cebola não consiga por si só curar um resfriado, suas propriedades antioxidantes e de hidratação podem aliviar os sintomas.

Benefícios do chá de cebola

Protege a saúde do estômago

Graças ao poder anti-inflamatório, o chá ajuda a tratar diversos problemas no corpo, inclusive questões relacionadas à saúde do estômago. Nesse sentido, age na regulação do pH do estômago, além de possuir ação diurética, o que previne o inchaço e a retenção hídrica, além de ajudar no controle do apetite. 

Previne diversas doenças

As cebolas contêm um polifenol chamado quercetina, que está associado a um desempenho mental e físico aprimorado e a um risco reduzido de infecção. Ainda, a quercetina é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antivirais.

Combate a anemia

Por possuir grande quantidade de ferro, atua no combate da anemia, ou seja, a redução na quantidade de hemoglobina. Portanto, esse chá pode ser um grande aliado no tratamento dessa condição. 

Leia também: Alimentos com mais ferro que carne vermelha

Melhora a respiração

Quando vírus infectam seu corpo, eles causam inflamação nas membranas que revestem seu nariz e garganta, dificultando a respiração. Contudo, as propriedades anti-inflamatórias da quercetina podem ajudar a aliviar a inflamação na região, combatendo esses sintomas.

Leia também: 6 chás que ajudam a dormir melhor 

Como fazer chá de cebola

Retire a casca da cebola, lave com cuidado e pique. Separe uma colher de sopa de cebola picada. Ferva a água, em seguida coloque a cebola e deixe em fogo baixo por alguns minutos. Espere amornar, coe e sirva com mel e demais ingredientes.

Leia também: Mel com limão: Remédio para tudo ou lenda urbana?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas