Quanto tempo cada queijo dura na geladeira?

29 de setembro, 2021

Seja puro, no sanduíche ou na tapioca, um bom queijo sempre cai bem, não é mesmo? Contudo, assim como outros ingredientes que você guarda na geladeira, esse alimento tem data de validade. Mofo e odor azedo, por exemplo, são sinais de que já está na hora de descartar o produto. Saiba, então, como identificar se o seu queijo está estragado:

Por que o queijo estraga?

Geralmente isso acontece por conta da umidade na geladeira. Uma curiosidade: a coalhada é um dos itens que mais duram, sabia? Isso porque ela vem em pedacinhos bem pequenos que liberam uma espécie de soro e podem ser mantidos por mais tempo.

Como saber se o queijo gorgonzola está estragado

Ele costuma ter uma vida útil mais curta do que outros tipos de queijo. Isso porque ele carrega muitas bactérias, que precisam ser consumidas mais rapidamente. Uma fatia dura, em média, cinco dias na geladeira.

Leia também: Guia do queijo: Qual é o tipo mais saudável?

Queijos frescos

Ricota e queijo branco, por exemplo, podem ficar de cinco a sete dias na geladeira. Eles são mais suaves, branquinhos e bem molhados. Muçarela de búfala e burrata também se encaixam nessa categoria.

Como saber se o queijo semiduro está estragado

Esse tipo de queijo possui casca macia e pode ficar de sete a 10 dias no refrigerador. Emmental, gouda, provolone e queijo tipo bola são alguns exemplos. Depois que você os corta, a vida útil deles diminui — e se você armazenar junto com outros tipos, eles podem estragar, ficando secos e mofados.

Leia também: Queijo minas, cottage e ricota: Benefícios dos queijos brancos

Queijos duros

Quanto mais firme a peça, mais ela tende a durar (quatro semanas ou mais). Isso porque o teor de umidade é menor. Parmigiano Reggiano e cheddar e gouda envelhecidos proliferam menos bactérias e, portanto, têm um prazo de validade maior.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.