Raspar a língua: Por que você deveria adotar o hábito e como fazer da maneira correta

5 de outubro, 2021

Você já deve ter visto nas redes sociais um acessório pequeno e curvado de metal (geralmente cobre ou aço inoxidável). Mas você sabe qual é a utilidade desse objeto curioso? Raspar a língua!

Isso mesmo. O hábito é muito comum na medicina indiana Ayurveda e tem como objetivo eliminar bactérias, fungos, toxinas, resíduos de alimentos e até emoções ruins. O que deixa muita gente se perguntando se ele realmente pode trazer benefícios à saúde bucal ou se é somente mais uma modinha. Confira:

Devemos mesmo raspar a língua?

Sim! Mesmo quem não acredita nos motivos espirituais para raspar a língua, pode ter muitas vantagens com o ato. De acordo com o cirurgião-dentista Hugo Lewgoy, limpar a região é tão importante quanto escovar os dentes. Então, se você ainda não realiza esse cuidado diário, vale começar já.

“A higienização da língua é fundamental para manter a saúde oral em dia, evitando o mau hálito e o desenvolvimento de micro-organismos que são nocivos para a dentição”, aconselha o especialista.

O dorso desse conjunto de músculos costuma acumular uma massa esbranquiçada, a chamada saburra. Ela concentra restos de alimentos, proteínas, gorduras, células mortas e bactérias que causam o cheiro ruim. Portanto, limpá-la com frequência deixa o hálito muito mais fresco.

Além disso, até a sua digestão pode melhorar. Isso porque raspar a língua melhora o nosso paladar e potencializa a salivação e a identificação de sabores.

Leia também: Refluxo e problemas dentais são as principais causas de mau hálito

Mas como fazer isso?

Você pode comprar o acessório que virou tendência. Se optar por ele, prefira os feitos de cobre ou aço inoxidável, que são mais fáceis de limpar e não acumulam germes. De acordo com a medicina Ayurveda, você deve raspar a língua ao acordar — e antes mesmo de beber água ou comer. Em movimentos delicados, posicione o objeto no fundo da língua e vá trazendo até a ponta.

Contudo, esse equipamento não é imprescindível para a sua higiene bucal. Você pode raspar a língua com a própria escova de dentes (o ideal é que seja uma de cerdas mais firmes), por exemplo, ou comprar limpadores na farmácia. Há até géis específicos para a língua. “Eles ajudam a remover a saburra e neutralizam os gases que provocam o odor desagradável”, diz o profissional.

Leia também: Sal embaixo da língua combate a pressão baixa. Verdade ou mito?

Fonte: Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista, doutor pela USP e parceiro da Curaprox.