Existe hora certa do dia para beber água?

Alimentação Bem-estar
03 de Junho, 2020
Existe hora certa do dia para beber água?

Beber água é extremamente importante para a saúde, pois ela é essencial para muitas (ou basicamente todas) das funções que ocorrem no organismo. Ainda, 75% de nossos corpos são compostos por água. Porém, será que existe hora certa do dia ou a bebida é bem-vinda a todo e qualquer momento?

Existe hora certa do dia para beber água?

Não existe uma hora especificamente ideal. Devemos nos hidratar ao longo de todo o dia, sempre que possível ou quando sentirmos sede. Entretanto, recomenda-se beber água em alguns momentos: pela manhã, antes das refeições, quando sentir fome, antes e depois de se exercitar e quando se sentir doente ou cansado.

De manhã

Beber água é uma boa maneira de começar bem seu dia. Acredita-se que manter o hábito pela manhã tornará mais fácil manter o costume de se hidratar ao longo do dia. Assim, é possível evitar a desidratação, além de ajudar na melhora do humor, da função cerebral e do nível de energia do organismo.

Leia mais: Você deve beber água assim que acordar?

Antes das refeições

Antes de comer é uma boa hora para beber água, pois ajudará a saciar o apetite e evitará o excesso na hora da alimentação. Além disso, é muito comum confundir fome com sede. Por isso, um copo d’água antes de beliscar ajuda a perceber se está mesmo com fome.

Leia também: Por que você come quando está sem fome?

Antes e depois de se exercitar 

Manter-se hidratado é sempre importante, mas é ainda mais quando praticamos exercícios físicos. Por isso, antes de se exercitar e mesmo depois é essencial garantir que seu corpo está devidamente hidratado. Além disso, a água ajudará o organismo a se recuperar, beneficiará a saúde e crescimento dos músculos e alivia a sensação de fadiga e cansaço. 

Leia também: Beber café antes do exercício físico faz bem?

Quando doente ou cansado

Quando estiver doente é muito importante se manter hidratado. Outros líquidos também são recomendados, como os chás, vitaminas ou sucos naturais. O mesmo vale para quando estiver se sentindo mais cansado que o normal, mesmo porque a fadiga é um comum sintoma de doenças como resfriados e gripe. 

Leia mais: Desidratação e pressão arterial: Qual a conexão?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas