Frutas para a imunidade: Conheça as melhores opções

19 de abril, 2021

Nunca se falou tanto em imunidade quanto nos tempos de pandemia por conta do coronavírus. E não novidade que a alimentação é essencial nesse cenário. Portanto, é preciso incluir frutas na dieta, pois elas são algumas das melhores fontes de nutrientes capazes de evitar a baixa imunidade, além de ajudarem a aliviar os sintomas da gripe e de outras enfermidades.

A imunidade é uma espécie de muralha que garante as defesas do seu corpo. O inimigo? As mais diversas doenças que podem atrapalhar o funcionamento do organismo. Assim, as melhores frutas são aquelas ricas em vitaminas anti-inflamatórias, como a vitamina C e a vitamina A, bem como as fontes de fibras, pois o bom funcionamento do intestino fortalece o sistema imunológico. Além disso, ricas em antioxidantes também são ótimas opções.

Uma alimentação rica em vitaminas e demais nutrientes anti-inflamatórios pode ser uma forma ótima de fortalecer a imunidade passiva.

Melhores frutas para a imunidade

Romã

Suas sementes são fontes de vitaminas e de antioxidantes, os quais beneficiam principalmente a pele e, claro, a imunidade. Ainda, de acordo com um estudo realizado no Irã, as sementes contêm mais antioxidantes que o chá verde e o vinho. Por isso, suas propriedades também ajudam no controle do colesterol, da pressão arterial, da glicemia e a prevenir o estresse oxidativo. Não só, são fonte de ferro, zinco, magnésio, manganês, cálcio e vitamina C, o que também beneficia a imunidade.

Leia também: Chá de romã: Conheça os benefícios da bebida

Abacaxi

Já o abacaxi, é principalmente fonte de vitamina C que, por ser anti-inflamatória, é ótima para a imunidade. Não só, é rico em fibras, carboidratos complexos que ajudam no funcionamento do intestino, ou seja, facilitam a digestão.

Toranja

As frutas cítricas de forma geral são boas para a imunidade, pois são grandes fontes de vitamina C. Sendo assim, a toranja é uma boa opção para quem deseja fortalecer o sistema imunológico.

Manga

A manga é uma fonte de vitamina A, que previne inflamações. Também é recheada de fibras, o que beneficia o intestino e ajuda seu funcionamento.

Leia mais: Vitamina A ajuda na queima de gordura, diz estudo

Kiwi

O kiwi é fonte de vitamina C e vitamina K, por isso, pode beneficiar a imunidade, além de proteger a pele de inflamações e do envelhecimento precoce. Ainda, melhora a qualidade do sono, pois promove a produção de serotonina (“hormônio” do prazer), além de ser rico em potássio. Além disso, ajuda no controle da pressão arterial.

Framboesa

Uma xícara de framboesa tem mais de 50% da quantidade diária recomendada de vitamina C, que aumenta a imunidade e ajuda a produzir colágeno. Além disso, a fruta contém manganês e vitamina K, que desempenham um papel na saúde dos ossos. Fornece também quantidades menores de vitamina E, vitaminas do complexo B, magnésio, cobre, ferro e potássio.

Outras frutas que beneficiam a imunidade

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo